Trincheira no front Oeste durante a primeira Guerra Mundial (1915). Fonte: http://www.telegraph.co.uk/history/world-war-one/10439095/Boy-of-12-was-Britains-youngest-Great-War-soldier.html acesso 02/08/18. A imagem acima retrata uma "trincheira", um dos espetáculos mais assustadores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A trincheira, uma fenda cavada pelos próprios soldados, foi uma estratégia militar muito difundida na primeira grande guerra, já que o seu uso, associado ao uso das metralhadoras, se provou eficaz, principalmente na segunda fase da guerra, tornando o conflito extremamente sangrento, resultando em um número de mortes elevado, assim como o de feridos. A deflagração deste conflito deu-se em razão de: Alternativas: a) O surgimento de potências fora da Europa (dentre elas o Japão) pressionou as nações européias a lançarem-se numa aventura colonial sem precedentes, o que acabou por gerar conflitos na própria Europa. b) O expansionismo desenfreado das potências européias sobre as colônias (principalmente na África) deixou o continente enfraquecido em termos populacionais. As potências centrais (Áustria-Hungria e Alemanha) por terem entrado tardiamente na corrida colonial encontravam-se mais organizados economicamente e militarmente, por isso foram os deflagradores da guerra. c) A entrada do império Turco-Otomano no palco das nações européias deflagrou uma ameaça ao poderia naval do império britânico. O apoio dos ingleses aos movimentos de independência árabe contra os turcos levou-os a uma aliança com o império austro-húngaro e a Alemanha que por conta de um jogo de alianças imbricado acaba levando Rússia, França e Itália para o conflito. d) O assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand moveu uma série de peças no jogo geopolítico da Europa, o que levou à declaração de guerra por parte do Império Austro-Húngaro contra a Sérvia que foi aos poucos desvelando uma série de reações que graças às políticas de aliança deu origem ao conflito entre as nações aliadas. Alternativa assinalada e) Com os interesses comerciais do eixo Inglaterra-França e Bélgica com o resto do mundo sendo constantemente atacados pelas novas potências européias emergentes como Áustria-Hungria e Itália (mediante acordos comerciais exclusivistas com outras nações do mundo), os franceses deflagram o conflito iniciando um ataque no norte da Itália.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá,
A Primeira Guerra mundial é a prova de que um acontecimento isolado pode desencadear uma série de outros eventos, em um efeito dominó, e resultar em acontecimentos horríveis. Foi exatamente isso o que ocorreu apó o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand.
Esse evento causou uma série de confusões e tensões na Geopolítica europeia, sendo que a declaração de guerra por parte do Império Austro-Húngaro contra a Sérvia foi se tornando cada vez maior, culminando na guerra.
Letra D.
Abraços!
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás