Três tubos de ensaio contêm, separadamente, amostras de 4mL dos líquidos cloroformio, etanol e gasolina. A cada um destes tubos foi adicionado 1mL de água. As densidades destes liquidos estão abaixo relacionadas; Qual a sequência correta em presença de agua das amostras contidas no tubo???
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tubo 1 : contém água + etanol . Por serem ambos polares se misturam.
No tubo 2 : contém água + gasolina . Não se misturam pelo fato da gasolina ser apolar, como ela é menos densa que a água ela ocupa a parte de cima da mistura.
No tubo 3 : contém aguá + clorofórmio . O clorofórmio é apolar por isso é insolúvel em água. como a água é menos densa que o clorofórmio ela ocupa a parte de cima da mistura.
Explicação:
Resposta: O tubo 1 contém água e etanol, o 2 tem gasolina e água e o 3, água e clorofórmio.
Explicação: A água e o etanol formam uma mistura homogênea ou solução, pois ambos os compostos fazem pontes de hidrogênio entre si e com as moléculas um do outro. A parte polar, formada pelo grupo -OH do etanol ou álcool etílico se liga à água. Então, o tubo I possui etanol e água.
O tubo II possui gasolina e água. A água fica em baixo porque sua densidade é maior que a da gasolina. Além disso, formam uma mistura heterogênea porque a gasolina é apolar, logo não se dissolve na água.
O tubo III tem água e clorofórmio. A densidade do clorofórmio é maior que a da água, logo fica na parte de baixo. O clorofórmio é uma substância polar, faz ligações intermoleculares do tipo dipolo permanente ou dipolo-dipolo. Não são tão fortes quanto as pontes de hidrogênio feitas pela água. Por isso, uma substância não fica totalmente dissolvida na outra.