Matemática, perguntado por barbaramartins40, 1 ano atrás

9- Defina elipse; hiperbole e parábola:​

Soluções para a tarefa

Respondido por duda898478
0

Resposta:

Eclipse é uma palavra do âmbito da astronomia que significa o desaparecimento temporário de um astro, causado pelo posicionamento de um corpo celeste entre o astro e o observador ou entre o astro e o Sol.

A palavra eclipse tem origem no grego ékleipsis, que indicava o ato de sair ou não aparecer em algum lugar. Este fenômeno pode ser total ou parcial, dependendo de fatores como a localização do observador. O eclipse acontece quando um corpo celeste se encontra na sombra de outro.

Os eclipses mais conhecidos são os eclipses do Sol e da Lua. Apesar disso, também é possível observar eclipses de satélites de outros planetas, como Júpiter e Saturno, por exemplo.

Em sentido figurado, a palavra eclipse pode indicar o desaparecimento temporário, ausência ou obscurecimento de alguma coisa. Ex: A sua carreira teve um eclipse durante 2 anos

hiperbole

Em matemática, uma hipérbole é um tipo de secção cônica definida como a intersecção entre uma superfície cônica circular regular e um plano que passa através das duas metades do cone.

Ela também pode ser definida como o conjunto de todos os pontos para os quais a diferença das distâncias a dois pontos fixos (chamados de focos) é constante.

Para uma prova geométrica simples de que as duas caracterizações acima são equivalentes, veja esferas de Dandelin.

Algebricamente, uma hipérbole é uma curva no plano cartesiano definida por uma equação da forma

Ax2 + Bxy + Cy2 + Dx + Ey + F = 0

tal que B2 > 4AC, onde todos os coeficientes são reais, e onde mais de uma solução, definindo um par de pontos (x,y) na hipérbole, existe.

parabola

Parábola é uma seção cônica gerada pela interseção de uma superfície cônica de segundo grau e um plano paralelo à reta geratriz do cone, sendo que o plano não contém esta. Equivalentemente, uma parábola é a curva plana definida como o conjunto dos pontos que são equidistantes de um ponto dado (chamado de foco) e de uma reta dada (chamada de diretriz). Aplicações práticas são encontradas em diversas áreas da física e da engenharia como no projeto de antenas parabólicas, radares, faróis de automóveis

espero ter lhe ajudado

bons estudos(★^O^★)

Perguntas interessantes