três tipos de queimadura por temperatura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Queimaduras térmicas: são provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes, queimadura de sol, exposição ao frio intenso
Queimaduras químicas: são provocadas por substâncias químicas em contato com a pele ou mesmo através das roupas
Queimaduras por eletricidade: são provocadas por descargas elétricas
Explicação:
Além disso, as queimaduras também podem ser divididas de acordo com a profundidade da lesão causada:
Queimadura de 1º grau
As queimaduras de 1º grau (CID 10 T30.1) também são chamadas de queimadura superficial, são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas são intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca.
A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas. Geralmente melhoram no intervalo de 3 a 6 dias, podendo descamar e não deixam sequelas. Um exemplo clássico é a queimadura de sol.
Queimadura de 2º grau
De acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, existem duas classificações para esse tipo: 2º grau superficial e 2º grau profundo
Queimadura de 2º grau superficial
A queimadura de 2º grau superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. Os sintomas são os mesmos da queimadura de 1º grau, incluindo ainda o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida da lesão.
A cura é mais demorada, podendo levar até 3 semanas e não costuma deixar cicatriz.
Queimadura de 2º grau profunda
As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura é considerada bem mais grave e também é mais dolorosa que o primeiro grau.
As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixar cicatrizes.
Queimadura de 3º grau
Queimaduras de 3º grau (CID 10 - T30.3) são profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas.
São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos de pele (ou seja, a retirada de pele saudável de outra região do corpo ou através de doação).