"Três razões fazem ver que este governo é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio... A segunda razão...é que esse governo é o que interessa mais na conservação do Estado e dos poderes que o constituem: o príncipe, que trabalha para o seu Estado, trabalha para os seus filhos... A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais... O trono real não é trono de um homem, mas o trono de Deus... O rei vê mais longe e de mais alto... e deve-se obedecer-se-lhes em murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para sedição." No trecho anterior, Bossuet justificou uma forma de organização do Estado europeu na Idade Moderna, em relação ao qual é correto afirmar que:
A) se tratava do Estado Moderno, caracterizado pela centralização do poder nas mãos do rei, cuja legitimidade seria conferida por Deus.
B) o Estado Absolutista foi constituído sob a influência das ideias iluministas, um movimento filosófico e político que fundou as bases do Estado Absolutista.
C) a formação do Estado Moderno estava apoiada em termos filosóficos no pensamento teocêntrico e, em termos políticos, na fragmentação política.
D) o Estado Moderno se sustentava na tradição democrática herdada da Antiguidade Clássica.
E) Bossuet representa uma corrente de filósofos que justificava o poder soberano dos reis por meio da teoria do contrato social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
LETRA c)
Explicação:
Perguntas interessantes