Três pacientes receberam o mesmo medicamento e a mesma dose, em aplicação única, porém cada um por uma via de administração diferente. O paciente número 1 recebeu pela via oral, o paciente número 2 recebeu pela via intramuscular, e o paciente número 3 recebeu pela via intravenosa. O uso de diferentes vias resultou em três diferentes perfis de absorção e eliminação do fármaco, bem como diferentes picos de concentração plasmática.
A)Desenhe o gráfico “concentração x tempo” representando cada uma das administrações.
B) Explique o perfil de cada via, com base na absorção e eliminação.
C) O que significa “janela terapêutica”? Como ela estaria representada no gráfico?
HELP!! ALGUÉM ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Conhecer as principais vias de administração de medicamentos é fundamental para praticar uma assistência ao paciente de forma eficiente, adequada aos preceitos da prescrição médica e causando menor dano ao indivíduo.
Para tanto, é imprescindível entender sobre as estratégias para aplicação correta e conhecer as informações sobre a compatibilidade das vias nos meios fisiológicos relacionados e quais são os procedimentos em casos de desconforto relatados pelo paciente.
Isso porque é de responsabilidade da equipe de enfermagem seguir os preceitos éticos, técnicos e humanísticos na aplicação de medicamentos, bem como relatar qualquer inconformidade ao profissional médico.
Quer saber mais sobre as principais vias de administração do medicamento? Então, não perca as informações que daremos a seguir!
Conheça o perfil do paciente e a prescrição médica
A administração de medicamentos por diversas vias do organismo deve ser precedida da identificação correta do paciente e de todas as informações detalhadas sobre a aplicação dos medicamentos conforme a descrição.
Nesse sentido, é fundamental conferir o tipo de medicamento, a dose, a posologia, a característica do diluente, a quantidade a ser aplicada e a via de administração descrita na prescrição médica.
Outros dados relevantes se referem às condições do paciente, que podem comprometer a administração dos medicamentos, no caso daqueles que estão agitados, com pouca massa muscular e com acesso venoso difícil.
Considerando o depoimento, explicamos a absorção dos medicamentos administrados pelas três vias e posteriormente a sua eliminação.
A) O tempo que um medicamento leva para fazer efeito dependerá de vários fatores. “Uma dose de medicamento por via oral atingirá o seu pico máximo no sangue entre 30 minutos (para as formas farmacêuticas que se dissolvem mais rapidamente) até 4 ou 6 horas, dependendo se o medicamento é apresentado como cápsula ou comprimido revestido modificado.”
Os medicamentos na forma líquida são absorvidos mais rapidamente e, consequentemente, o efeito que causam ocorrerá mais cedo. Claro, o especialista alerta que "isso não significa que eles tenham mais efeito do que um “tablet”, simplesmente que o pico de ação chegará um pouco mais cedo".
B) A administração oral é a mais conveniente e geralmente a mais segura e menos dispendiosa. Portanto, é o que é usado com mais frequência. A absorção ocorre na parede intestinal e no fígado, estes alteram quimicamente a fármacos, reduzindo a quantidade dela que chega à corrente sanguínea.
- Administração Intravenosa. É injetado diretamente na veia, em doses únicas ou por infusão intravenosa contínua (infusão). A fármacos atinge a corrente sanguínea imediatamente; por isso, tem um efeito mais rápido do que qualquer outra via.
- Administração Intramuscular. Nesses casos, os fármacos são geralmente injetadas num músculo do antebraço, coxa ou nádega. A duração da absorção irá variar dependendo do fornecimento de sangue ao músculo. Assim, se a quantidade de sangue for menor, será necessário mais tempo de absorção.
Eliminação de fármacos administradas por diferentes vias.
Depois que a fármacos fez o seu efeito, resta removê-la do corpo. "Os fármacos são eliminadas em maior medida pela urina, embora também possam ser eliminadas pelas fezes, bile ou saliva, entre outras".
O tempo de eliminação de um fármaco dependerá de vários fatores, como o seu tamanho, se está ou não ligado às proteínas plasmáticas, ou sua solubilidade.
C) O que é uma janela terapêutica?
A janela terapêutica (VT) é o intervalo em que um medicamento pode ser utilizado sem causar efeitos nocivos, tóxicos ou mesmo letais no organismo. Observe na imagem em anexo a representação gráfica da janela terapêutica.
Medicamentos que danificam o fígado
Analgésicos de venda livre, como acetaminofeno (Tylenol, outros), aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) e naproxeno (Aleve, outros) podem danificar o fígado, especialmente se tomados com frequência ou combinados com álcool.
Muitos medicamentos podem afetar a função hepática, causar danos ao fígado ou ambos.
Saiba mais sobre eliminação de fármacos em: https://brainly.com.br/tarefa/43876842
#SPJ2