tres concepções de liberdade segundo a filosofia
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
- Liberdade para Thomas Hobbes: Hobbes dizia "O homem é o lobo do homem", para ele, o homem em seu estado de natureza, na liberdade, ele é violento, e por isso, gera guerra.
- Liberdade para John Lock: Para ele, o homem em seu estado de natureza, ele tem a liberdade de fazer o que bem quiser, pois a liberdade está incluída no seu Direito Natural ( Vida, liberdade e propriedade).. Porém, ela há limites, limites este que são estabelecidos pela Lei, quem faz a lei é o Governante, governante este que tinha um contrato social com o povo, sua função seria garantir os direitos naturais através da lei, entendeu ? kk, espero que tenha entendio, expliquei de forma resumida.
- Liberdade para Kant: Para Kant, o homem possui a total liberdade para pensar, seu pensamento é livre, e o tempo e espaço são os elementos que determinam seu pensamento. Para ele, o homem fora do pensamento também possui uma imensa liberdade, porem, possui limites, limites estes que ele denominou de Moral. A moral é universal e racional, ela é independente do contexto, religião, crenças, etc. O homem em seu estado de natureza, é governado por seus princípios, que determinam suas ações, os princípios são determinados pela razão prática/consciência moral, que seriam as vontades, que são influenciadas pelos desejos, paixões, gostos, etc.
Espero ter ajudado, abraços !
DomVinicius:
Ahh, esqueci de acrescentar uma coisa !! Para Kant, a moral ela é estabelecida pela lei geral: "Não faça para o outro o que não quer que façam para você"/ "Devo, quero, posso".
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás