Três barras de ferro, A, B e C, possuem a mesma forma e suas extremidades são, respectivamente, A1 e A2, B1 e B2 e C1 e C2. Observa-se que A1 atrai B1, B2 e C1, e repele C2. Podemos afirmar, em relação a essas barras, que:
a) somente A é um ímã permanente.
b) somente B é um ímã permanente.
c) somente C é um ímã permanente.
d) somente A e C são ímãs permanentes.
e) somente B e C são ímãs permanentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
Os ímãs são considerados permanentes quando conseguem manter suas propriedades magnéticas por um tempo bem longo - tipo a idade do próprio universo ou mais... quase permanente, né? Essa propriedade pode, no entanto, ser alterada por choques mecânicos suficientemente fortes ou da temperatura.
E por que A e C são permanentes? Na verdade, sendo bastante criterioso, não dá para se afirmar isso. É só que a questão limita nossa interpretação. O que se pode mesmo afirmar é que A e C são ímãs, mas não que são permanentes. São ímãs pois possuem polos opostos - um lado de C repele um certo outro lado de A. Esses lados podem ser denotados por Norte e Sul a depender do sentido do campo magnético.
Já o material B não é ímã, uma vez que ele é atraído por qualquer um de seus lados - ou seja, não possuem um campo magnético.
OBS:
De maneira genérica diz-se que é temporário todo ímã que perde suas propriedades magnéticas quando posto fora do campo magnético de um ímã não temporário.
Podemos afirmar em relação a essas barras que: somente A e C são ímãs permanentes - letra d).
Como funciona o Magnetismo?
Magnetismo é um campo da física na qual se projeta como uma forma de energia e quase sempre é associada à forças de atração e de repulsão, com componentes específicas como: Ímãs, Metais e Ligas Cerâmicas e etc.
- PS: Existem ímãs naturais como rochas magnéticas e ímãs artificiais como ligas metálicas.
Então a sequência das barras com suas extremidades será:
- A1 e A2 | B1 e B2 | C1 e C2.
Já a sua interação entre às barras será de:
- A1 + B1 = atração | A1 + B1 = atração
- A1 + C2 = repulsão | A1 + B1 = atração
- A1 + C2 = repulsão | A1 + B2 = atração.
Podemos finalizar então que "B" possuirá suas extremidades atraídas por A e C (onde esses últimos dois serão os ímãs).
Para saber mais sobre Magnetismo:
brainly.com.br/tarefa/20505789
#SPJ2