Três amigos foram a uma consulta médica: o primeiro apresentava-se pálido e ofegante, segundo apresentava baixa imunidade e infecções com frequência. O terceiro apresentava sangramentos .O resultado do exame desses três pacientes demonstrou variação no tipos celulares sanguíneos. Quais foram os tipos celulares alterados de cada um deles .
Soluções para a tarefa
No primeiro caso onde o paciente se apresenta pálido e ofegante, pode se tratar de uma reação alérgica, neste caso no plasma sanguíneo iremos encontra uma grande quantidade de IgE que se liga a mastócitos ou basófilos desencadeando todos os sintomas de uma alergia ou reação de hipersensibilidade por conta da desgranulação desses mastócitos e consequente liberação de histamina.
O Segundo paciente apresentava uma baixa imunidade e frequente infecções, essas infecções claro decorrente da baixa imunidade, já que o organismo encontra-se sem defesas. Neste caso o principal tipo de alteração nas células sanguíneas que iremos encontrar será nos leucócitos, que são glóbulos brancos produzidos pela medula óssea e os responsáveis por defender o organismo contra doenças e infecções. Quando isso ocorre, significa que o número de leucócitos está menor que o normal conhecido como leucopenia e está relacionado a tratamentos quimioterápicos ou outras doenças imunológicas.
Por fim, o terceiro paciente, que apresentava sangramentos. Pode se tratar talvez de um caso de hemofilia uma doença genética que se caracteriza por problemas de coagulação sanguínea e ocorre por deficiência no fator VIII e IX de coagulação do sangue. As células alteradas podem ser várias e serão identificadas em testes de coagulações ou os que avaliam o funcionamento das plaquetas.
Espero ter ajudado!!