História, perguntado por Apilinelson, 1 ano atrás

Trecho do discurso de posse do Marechal Humberto Castelo Branco, em 1964

Defenderei e cumprirei com honra e lealdade a Constituição do Brasil, inclusive o Ato Institucional que a integra. Cumprirei e defenderei ambos com determinação, pois serei escravo das leis do país e permanecerei em vigília para que todos as observem com exação e zelo. Meu governo será o das leis, o das tradições e princípios morais e políticos que refletem a alma brasileira. O que vale dizer que será um governo firmemente voltado para o futuro, tanto é certo que um constante sentimento de progresso e aperfeiçoamento constitui a marca e também o sentido de nossa história política e social.

O discurso do Marechal Castelo Branco demonstra

A
o compromisso com a manutenção da democracia no Brasil.

B
a exaltação do autoritarismo e a defesa explícita do regime ditatorial.

C
a preocupação do regime militar em construir um ideal de legalidade.

D
o respeito aos direitos civis e a preocupação em acabar com a desigualdade social.

E
a continuidade com o projeto político de Jango, apesar da ruptura com as reformas de base.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

É correta a alternativa C.

O discurso de posse afirma o compromisso do então "Presidente" com o Ato Institucional, que suspendia as garantias democráticas e permitia a perseguição a dissidentes políticos, de modo que não pode ser considerado democrático e nem continuação do projeto de Jango.

Ele afirma, contudo, ser um "escravo" das leis, de modo que pretendia afirmar a supremacia do legalismo no Brasil, o que era um forma tanto de justificar a sua posição política como garantir, no contexto da Guerra Fria, a manutenção das estruturas econômicas vigentes.

Perguntas interessantes