História, perguntado por luizphylipe11, 9 meses atrás

Trata-se de uma estratégia muito usada em hábitos políticos coronelistas, em que, por exemplo, os eleitores trocavam seu voto por um favor, como um bem material (sapatos, roupas, chapéus etc.) ou algum tipo de serviço (atendimento médico, remédios, verba para enterro, matrícula em escola, bolsa de estudos etc.)." Adaptado de JusBrasil. Consultado em 05.08.2020. O trecho acima descreve uma prática eleitoral da República Velha denominada:




ramiroagatha: sim
megaidealgerenciamen: VC
megaidealgerenciamen: digitou correto?
megaidealgerenciamen: ok

Soluções para a tarefa

Respondido por megaidealgerenciamen
908

Resposta:

Voto de cabresto

Explicação:

O voto de cabresto foi a ferramenta utilizada pelos coronéis para controlar o voto popular, por meio de abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais, sendo o povo coagido a votar nele ou no seu candidato

Respondido por dbrclx
424

A prática eleitoral da República Velha na qual os eleitores trocavam seu voto por um favor, como um bem material ou algum tipo de serviço era o voto de cabresto.

O voto de cabresto é um fenômeno bastante conhecido na cultura política brasileira, especialmente nas cidades do interior do Brasil, tendo sua origem no coronelismo.

Os detentores de poder e influência econômica se aproveitavam de tais privilégios para trocar favores - financeiros, médicos, materiais, etc. - por votos.

Cumpre frisar que, muitas vezes, não existiam os favores, as pessoas submetidas a tal obrigação - de voto - podiam até mesmo não ganhar nada, votavam apenas para não sofrer ameaças ou retaliações pela suposta "rebeldia" de ir de encontro à vontade desses poderosos.

Aprenda mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/2672424 (Resposta de ellen161)

Anexos:
Perguntas interessantes