Trânsito de Mercúrio: planeta passa na frente do Sol nesta segunda Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, passa nesta segunda-feira (9) entre a Terra e o Sol, fenômeno raro que poderá ser observado do Brasil. Durante várias horas, os interessados poderão seguir a trajetória do planeta, que aparecerá como um pequeno disco preto se deslocando à frente do astro. Para poder ver esse espetáculo, será preciso contar com instrumentos astronômicos ou acompanhar as imagens publicadas no site da agência espacial americana (Nasa), uma vez que observar o Sol diretamente sem proteção pode provocar lesões oculares irremediáveis. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2016 (adaptado – fins pedagógicos). Ao observar objetos a distâncias diferentes, podemos ter a impressão de que eles apresentam um tamanho diferente daquele que eles realmente possuem. Isso explica o fato de Mercúrio ser observado como um pequeno disco preto, o que se relaciona com Escolha uma: a. o princípio da independência dos raios luminosos, que atesta a propriedade de corpos a distâncias diferentes de um mesmo observador serem enxergados com tamanhos iguais, sob ângulos visuais iguais. b. a propagação retilínea da luz e com o pequeno ângulo visual com que o planeta é visto para um observador na Terra. c. o princípio da reversibilidade da luz, que daria a um suposto habitante de Mercúrio a impressão de que a Terra apresenta também uma dimensão idêntica à de Mercúrio. d. o princípio da independência dos raios luminosos, que permitem a visualização do Sol e de Mercúrio com suas respectivas dimensões reais. e. a propagação retilínea da luz e o grande ângulo visual com que esse planeta é observado para alguém que olhe para ele de qualquer ponto do espaço.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sobre os princípios da luz, a resposta certa é a:
c. o princípio da reversibilidade da luz, que daria a um suposto habitante de Mercúrio a impressão de que a Terra apresenta também uma dimensão idêntica à de Mercúrio.
Isso porque a reversibilidade da luz faz com que os raios de luz tenham as suas trajetórias contínuas e assim podem se cruzar uns com os outros, causando diversos efeitos.
Assim, a luz que chega na terra faz com que o planeta seja maior ou menos tendo em vista exatamente esses conceitos atrelados a luz.
Veja que ainda há outros fenômenos como a propagação retilínea, independência da luz, dentre outros.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes