Geografia, perguntado por isabelakaramdeparis3, 8 meses atrás

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA

1)Na Europa com o crescimento da indústria e o aumento da produtividade da agricultura o que ocorreu com a população em relação à sobrevivência?

2)O que melhorou com os novos hábitos de higiene individual e pública na vida cotidiana da população principalmente nas cidades?

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelsantos2586
2

Resposta:

1)O ciclo da evolução demográfica foi elaborado em 1930. Na medida que diminuem as taxas de natalidade e de mortalidade é denominado transição demográfica. Cite três fases de transição : 6 linhas  

Pré-transição

A primeira fase da transição demográfica, também chamada de pré-transição, ocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidade, porém ambas com valores muito altos.  

Aceleração ou explosão demográfica

Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo. Mas a teoria da transição demográfica demonstra que esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidade,

Desaceleração demográfica

À medida que as sociedades se desenvolvem, a tendência geral é haver uma redução nas taxas de natalidade, o que se explica pela difusão do planejamento familiar, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, a intensiva urbanização (no campo, as taxas de fecundidade são sempre maiores), entre outros fatores.

2)Na Europa com o crescimento da indústria e o aumento da produtividade da agricultura o que ocorreu com a população em relação à sobrevivência ? 3 linhas.

O envelhecimento demográfico da Europa é considerado um problema porque a sua ocorrência indica uma redução da População Economicamente Ativa (PEA), que é o número de habitantes (geralmente entre 15 e 60 anos) aptos a trabalhar e, portanto, a sustentar a economia. Os idosos, afinal, dependem em sua maioria dos recursos relativos à previdência social, direito a eles pertencente, o que eleva os gastos sociais públicos.

3)O que melhorou com os novos hábitos de higiene individual e pública na vida cotidiana da população principalmente nas cidades ? 5 linhas

Tais hábitos, que para nós, são tão corriqueiros já foram, no passado, totalmente desconhecidos, fato que contribuiu para os grandes surtos de doenças como a peste negra (peste bubônica), na Europa do Período Medieval e até para a tuberculose, uma das doenças pulmonares dos séculos XIX e XX.

No Brasil, o fator cultural e climático influenciou os nossos banhos diários, que herdamos dos índios brasileiros. Mas foi só a partir do início do século passado que a importância dos hábitos de higiene foi sendo divulgada por cientistas do mundo inteiro e se fortaleceram por causa das grandes empresas de cosméticos que se formavam.

A higiene pessoal foi facilitada pelo avanço tecnológico e a inserção dos banheiros dentro das residências, pois antigamente os dejetos eram jogados no meio das ruas e a preocupação em lavar as mãos e cabelos não existia.

4)Cite três fatores que contribuíram para a diminuição das taxas de mortalidade nos países em desenvolvimento a partir da segunda metade do século XX ? 4 linhas  

Ao longo do século XX, mas o termo “transição demográfica”, pois esse foi um período em que a queda nas taxas de mortalidade não foi acompanhada pela queda nas taxas de natalidade, o que só está ocorrendo agora.

Esse alto índice de crescimento da população nos últimos dois séculos deveu-se principalmente aos processos de Revoluções Industriais. Com isso, a maior parte da população passou a morar nas cidades, o que colaborou para esse crescimento do número de pessoas.

Explicação:

confia  

Perguntas interessantes