traducao do texto la belleza el arte la literatura
Soluções para a tarefa
Que existem coisas belas é indiscutível, no entanto, o que é beleza? E mais especificamente, qual é a beleza de uma obra literária? Qual o papel do leitor / receptor?
Seria necessário distinguir duas qualidades de cada livro: o subjetivo e o objetivo.
O subjetivo é que o enredo pode ou não se conectar com o leitor, pode prendê-lo mais ou menos, gerar intrigas e levá-lo a lançar à sua imaginação o que vai acontecer de uma página para outra. O objetivo é que o livro seja bem escrito ou não.
Aqui devemos nos perguntar: é bom escrever a mesma coisa que beleza literária? Não, embora possa parecer assim. A boa redação de um te xto é caracterizada pela precisão das palavras, o domínio lexical e o controle da sintaxe, juntamente com os sinais de pontuação e a clarividência das idéias.
Então, quem determina a beleza literária? Um leitor? Um crítico literário? Alguns atributos filológicos? Talvez um pouco de tudo. E se a sensação de beleza muda com o tempo, o senso de beleza literária também muda?
Beleza literária é essencial na literatura, é a capacidade da escrita para gostar do leitor e torná-lo agradável ou agradável que você está lendo.
Há uma intenção do autor de adicionar recursos, parágrafos ou diferentes formas de texto ou escrita para que o leitor goste, seja usando uma linguagem rica ou cotidiana, de acordo com o gosto de cada escritor.
Existem aqueles que acreditam que a beleza é uma propriedade intrínseca que pode muito bem existir mesmo que ninguém perceba, então eu pergunto: por que então existe? A beleza é uma construção humana que não pode ocorrer em nada, a menos que o homem a veja / leia em alguma coisa. Sem espectador não há show. Sem um leitor não há literatura.
Em virtude do exposto, acredito na beleza como uma propriedade que depende do receptor (esteticamente) e que não pode ser entendida, absolutamente, como uma entidade universal, única e auto-suficiente.
Suponha que os Srs. A e B leiam - separadamente - Don Quixote. Ambos entendem e sentem o texto. Mais tarde, o Sr. A diz a seu filho o quão bonito o livro lhe parecia. Por sua parte, o Sr. B não comenta sua leitura com ninguém. Ele faz comentários sobre a beleza porque o livro é bonito ou o livro é bonito em virtude do comentário de A? O livro é lindo, embora B não tenha dito nada sobre isso?
Isso não significa que o mero gosto subjetivo guie a crítica estética. Na concretização do trabalho pelo receptor, as propriedades artísticas colocadas no papel pelo artista-escritor também influenciam.
O fato de haver vários julgamentos sobre a beleza de uma obra não impede um certo consenso que permita, entre outras coisas, algo tão básico quanto bibliotecas, livrarias e história da literatura. Além disso, não é um problema que o mesmo texto seja belo e feio ao mesmo tempo, porque será assim para indivíduos diferentes.
Aplicar a propriedade da beleza a alguma coisa não faz disso algo uma substância bela e imperturbável.
Em conclusão, podemos dizer que a beleza literária é a capacidade de uma obra literária para agradar a quem a lê, e sim a capacidade do escritor de fazer o leitor gostar dela.