Filosofia, perguntado por carlosgui634carlos, 1 ano atrás

tradicionalmente para a arte e a filosofia como era vista a feiura ?

Soluções para a tarefa

Respondido por UrsoMetamorfo
0
Belo:"Todas as pessoas têm este senso visual da aferição, mas algumas pessoas o tem mais  desenvolvido. Um funileiro experiente, por exemplo, pode identificar, a olho nú, se a lataria de um automóvel foi reformada ou não. Isto é, ele afere visualmente se a lataria ainda preserva as linhas originais da fábrica ou se sofreu algum amassado, corrigido posteriormente. Ou, também, um arquiteto pode verificar a correção do prumo de uma superfície de uma parede, após esta haver sido aplicada com argamassa.

Outros exemplos desta virtude que o senso comum chama de "olho bom" são, entre outros:

endireitar um quadro fixado à paredeencaçapar uma bola em um jogo de sinucafazer o retrato de alguém através de um desenhocosturar um botão em uma fila de botões em uma camisa fazer um longo lançamento em um jogo de futebolfazer um móvel tal como uma mesa ou uma cadeiraencaçapar uma bola de basquete na cestaestacionar um automóvel em uma vaga estreita na rua

Em todos estes exemplos, acima, alguém pode aferir, a partir de um aspecto visual, o que seria o mais correto formalmente e, em função do qual, podemos avaliar tudo aquilo que estaria, eventualmente, torto, deslocado, deteriorado ou desorganizado.

O conceito da boa forma é a origem conceitual, inclusive, para uma escola de psicologia denominada de Gestalt (ver na Wikipedia). De acordo com esta teoria, nossa percepção procura, a um nível inconsciente, pela forma organizada. Isto é, nós tendemos a buscar semelhanças e proximidades entre os fenômenos visuais, por exemplo, como uma maneira de compreender o mundo, dar-lhe significado. 

Feio:"Ainda abstraindo do aspecto moral que é embutido pela cultura na avaliação destes conceitos,alguns exemplos do feio formal em cabeças desenhadas por Leonardo da Vinci 


Perguntas interessantes