História, perguntado por anapaula2110, 1 ano atrás

Trace um paralelo entre o cenário Internacional e o conflito ideológico que marcou a Era Vargas

Soluções para a tarefa

Respondido por nenahelena
72
Em 1937 Vargas iniciou o Estado Novo que era baseado nos fundamentos fascistas, uma vez que se tratava de um regime ditatorial. Apesar de concordar com várias características fascistas, Vargas não apoiou a Alemanha de Hitler na Segunda Guerra Mundial pois recebeu uma ajuda financeira dos Estados Unidos com a condição de lutar ao lado dos Aliados. Vargas aproveitou da necessidade dos EUA de ter uma base aérea mais próxima da Europa (situada em Natal) e exigiu diversos patrocínios no desenvolvimento do país com a construção de hidrelétricas e etc. Vargas apresentava um governo populista (comunista), com princípios fascistas e apoio capitalista, portanto estava sempre em um conflito de ideais.
Espero ter ajudado >.<
Respondido por makmorales
18

O cenário internacional e o conflito ideológico que marcou a Era Vargas tratou-se da Segunda Guerra Mundial, onde as ideologias do capitalismo, nazi-fascismo e do comunismo enfrentavam-se, tanto no mundo quando no Brasil.

Durante a Era Vargas o presidente Getúlio Vargas possuía certa simpatia ao regime nazi-fascista, o que veio a gerar tensões políticas quando as grandes potências ocidentais como França, Reino Unido e Estados Unidos uniram-se para combater a Alemanha Nazista e o Eixo.

A nível nacional, Getúlio Vargas possuía o conflito ideológico contra o comunismo, perseguindo seus opositores que possuíam o desejo de tomar ascender politica ou militarmente para poder. Mas nenhum desses movimentos conseguiu derrubá-lo.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/9725892

Anexos:
Perguntas interessantes