Ed. Física, perguntado por ozanasantos1611, 10 meses atrás

trabalho sobre o esporte​

Soluções para a tarefa

Respondido por gleiciferreira53
5

A importância do esporte para a qualidade de vida

A prática de pelo menos um exercício físico, aliada a uma alimentação balanceada, é um hábito que todos nós, desde a infância, devemos adquirir. Mas por que, afinal de contas, é tão importante assim praticar algum esporte?

A resposta é: quem pratica esporte ou se exercita vive mais e melhor. “A prática esportiva traz longevidade e melhora a qualidade de vida. São diversos os benefícios físicos e mentais: nosso ânimo melhora, temos mais disposição, há liberação de hormônios importantes para o organismo, e ajuda na parte estética, ou seja, troca a gordura por massa magra”, explica Nathali Oliani, nutróloga e médica do esporte. O resultado é uma pessoa mais saudável e mais feliz.

A importância do esporte na infância

No caso das crianças, a vivência esportiva contribui para questões sociais, físicas e emocionais. O esporte possibilita que as crianças experimentem trabalho em equipe, exercitem a disciplina e o senso de responsabilidade, tenham controle emocional, sejam mais sociáveis e criativos – tudo isso sem falar na alegria e energia que o próprio exercício gera dentro dos pequeninos. Incentive seu filho, seu sobrinho ou qualquer criança do seu entorno a praticar esportes. Hábitos saudáveis se adquirem desde a infância!

Todo esporte é bom?

Nathali conta que o esporte oferece praticamente apenas benefícios, não importa qual seja seu objetivo final. A médica lembra, no entanto, que cada indivíduo deve ter um plano esportivo específico, já que as necessidades variam de pessoa para pessoa. Resumindo, não existe exercício bom e exercício ruim mas, sim, exercício adequado para cada pessoa. “Se um paciente obeso e diabético me procurar, não posso falar para ele correr, pois se ele fizer isso irá se machucar. Ele precisa perder peso primeiro, então vou recomendar a natação, a bicicleta ergométrica… Só quando ele emagrecer pode fazer corrida ou alguma atividade mais intensa”, esclarece a médica.

Outro exemplo: com a idade vamos perdendo massa magra, então, no caso dos idosos, é importante que seja recomendada a musculação. Quem tem dificuldade em ganhar peso, por exemplo, deve evitar esportes que gerem um alto gasto calórico.

Perguntas interessantes