Trabalho sobre as principais culturas agrícolas de santa Catarina.
(com mais ou menos 30 linhas)
Soluções para a tarefa
A agricultura em Santa Catarina é uma das principais atividades econômicas desse estado brasileiro. O setor de agropecuária é correspondente a 13,6% da população economicamente ativa.[1] A agricultura é alvo de diversificação e exploração de fazendas de menor porte. Entre 1982 e 1983, as enchentes vitimaram Santa Catarina, cujo resultado era de prejuízos de mais de Cr$ 900 bilhões. Novas enchentes em 1984 e a força de uma seca em 1985-1986 causaram o castigo da economia e da população.[2]
O milho é a principal riqueza produzida pelo estado. O cultivo do milho está presente na totalidade do território, especialmente no planalto. Em 2012, a produção de milho em Santa Catarina foi de 2.870.450 t, sendo o oitavo maior estado brasileiro produtor de milho. A mandioca é outra principal riqueza produzida pelo estado (529.648 t) e sua presença se espalha pela totalidade do seu território.Como referência cultural, o ramo de café aparece no brasão de Santa Catarina porque antes era cultivado no litoral.
Em 2012, Santa Catarina foi o sexto estado brasileiro que mais produziu feijão, o primeiro que mais produziu cebola, o primeiro que mais produziu alho e o segundo que mais produziu fumo. Santa Catarina também produz arroz, cana-de-açúcar, soja, trigo, tomate e batata-inglesa.
Frutas que só crescem em clima temperado, como maçãs, ameixas, pêssegos, nectarinas e uvas, se cultivam em Santa Catarina. Em 2012, Santa Catarina foi o primeiro estado que mais produziu maçãs no Brasil, e o quinto que mais produziu foi a uva.