TRABALHO SOBRE A POLUIÇÃO DO RIO PAPAQUARA
Soluções para a tarefa
O Papaquara é um rio brasileiro, situado na cidade de Florianópolis em Santa Catarina e apresenta aproximadamente 8,4 km de dimensão. O rio apresenta uma grande importância para o município, já que, é encarregado de receber fluentes do tratamento de esgoto do balneário turístico de Canasvieiras.
O histórico ambiental do Papaquara evidência grandes transformações, como por exemplo, no século XX, de curvilíneo passou a ser retilinizado artificialmente, acresentando-se canais de drenagem e alterando a movimentação natural. Porém como já mencionado, rio recebe os resíduos provenientes do tratamento de esgoto do bairro Canasvieiras. Este tratamento acontece dentro da Estação de Tratamento de Esgoto, administrada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN, mas infelizmente esse processo não ocorre adequadamente, a estação tem despachado efluentes poluídos em várias circunstâncias, levando a sérios problemas ambientais, contribuindo para a poluição do rio.
Um estudo foi realizado em 2009, por professores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina, deduziram que o rio está em péssimas condições, devido ao despejo de esgoto, apenas a nascente do rio está preservada, sem características de interferência humana. Em algumas das análises, a água que foi recolhida perto da ponte sobre o Rio Papaquara, na entrada da praia de Canasvieiras, foi achado um nível de 13 mil coliformes fecais para 100 ml de água, sendo que o que é considerado "normal" são 200 coliformes para 100 ml.
As últimas informações que foram concedidas por jornais e sites foram no ano de 2018 em que a maioria delas diziam que o rio permanecia na mesma péssima condição, afetando turistas que se banhavam na água escura, porém a Prefeitura de Florianópolis havia confirmado que colocaria em prática um projeto de saneamento para minimizar os problemas, mas até hoje não se sabe se o projeto foi realizado.