Sociologia, perguntado por h3nr1qu33225, 5 meses atrás

"trabalho" Por exemplo, os Yanomamis, da Amazônia, dedicavam pouco mais de 3 horas de trabalho por dia. A terra temum valor cultural na medida em que dá seus frutes aos homens, e os homens tem uma grande intimidade com ameio em que vem Assim o trabalho" & integrado as outras atividades do dia. Essas sociedades trabalham" para viver, prover festas. presentear. Nunca mais que o necessário; a labuta não é um valor em si, não é algo quetem preço, não se opõe ao lazer, não está separado cronologicamente (hora de trabalhar); não acontece em lugarespecial, nem se desvincula des demais atividades socials (religião, politica, educação). O significado desse trabalho nunca está em acumular, investir ou ostentar, Nas sociedades feudais, como no mundo greco-romano, havia os que trabalhavam (servos, camponeses) e osque viviam do trabalho dos outros (senhores feudais e clero). A terra era o principal meio de produção e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupação, mas nunca à propriedade. Muitos trabalhavam em regime de servidão e os Servos trabalhavam também na manutenção de estradas, entre outros serviços. As atividades artesanais também tinham destaque nesse período, tinham organização rigida. Da antiguidade até o fim da idade Média o trabalho não era elemento central. Com a emergência do capitalismo, o trabalho passa a ser considerado algo positivo, o que antes era considerado atividade torturante. Foi preciso convencer as pessoas de que trabalhar para os outros era bom e todos senam beneficiados. Grandes mudanças na estrutura do trabalho: tiraram a possibilidade do trabalhador conseguir a propria matéria-prima. Comerciantes e industrials que haviam acumulado riquezas passaram a financiar e coordenar a produção de mercadorias. Surge o processo de manufatura (cooperação avançada, linhade montagem) e maquinofatura Vimos nessa aula questões sobre o trabalho na nossa e outras sociedades. Entramos nas bases do trabalho nas sociedades modernas, que na próxima aula veremos como os autores clássicos da sociologia as descrevem.


1) Sobre o conteúdo trabalho, marque a alternativa incorreta:

a) Poderíamos dizer que o trabalho existe para satisfazer as
necessidades humanas, desdeas mais simples (ou materiais), como as de alimento, vestimenta e abrigo, até as mais complexas (ou imateriais), como as de lazer.

b) O trabalho fol inventado pelos seres humanos, no entanto, essa atividade humana nemsempre teve a mesma organização, vai se transformando e mudando o significado e valor em distintos contextos históricos.

c) Para resolver as suas necessidades básicas, o ser humano vai se apropriando danatureza, estabelecendo. relações e criando novas necessidades.

d) O trabalho permanece sempre o mesmo para todas as sociedades, não há modificações.


2) A respeito do trabalho nas sociedades tribais, marque a alternativa incorreta:

(a) O antropólogo Marshall Sahlins desenvolveu estudos sobre o mundo do trabalho nas sociedades em a chamou de "sociedades da abundância" ou "do lazer". Essassociedades tribais não são estruturadas pelo trabalho, como é definido em nossa sociedade.

b) Nas sociedades tribais, todos fazem quase de tudo e existe uma integração entre a obtenção daquilo que é necessário para a sobrevivência (por meio da caça, da pesca, coleta, criação) e outras esferas da vida social, com festas, os mitos, os ritos, as artes, etc.

c) Os Yanomamis, da Amazônia, dedicavam pouco mais de 3 horas de trabalho por dia. Assim o "trabalho integrado às outras atividades do dia visava atender às necessidades materiais e sociais plenamente dedican mínimo de horas diárias ao trabalho".

d) Nas sociedades tribais, o trabalho era visto como algo totalmente voltado para a obtenção de bens materiais.

Soluções para a tarefa

Respondido por coutogabriela85m5
0

Resposta: nao sei

Explicação:

Perguntas interessantes