Filosofia, perguntado por japamaria17, 8 meses atrás

Trabalho, labor e ação ( Hannah Arendt)

O labor consiste na atividade do corpo que garante a manutenção da vida biológica.

Essa atividade envolve produção e consumo.

O trabalho consiste na atividade pela qual os homens transformam o ambiente natural em artificial. Garante estabilidade diante da instabilidade da natureza.

A ação consiste na atividade pela qual ocorre a relação entre os homens; efetivamente, é a experiência política. Especificamente humana, a ação tem como condição a pluralidade de atos e palavras.

Essas três atividades estão intimamente ligadas ao nascimento e à morte, à natalidade e à mortalidade.

O labor não apenas assegura a vida do indivíduo, mas perpetua a espécie. Com o trabalho, a vida pode durar mais, pois os benefícios e o conforto gerados criam um mundo mais adaptado para a existência humana. Por mais que a vida seja efêmera, o trabalho permite seu prolongamento. Pela ação, fundada na memória e na linguagem, cria-se a história e o encontro político entre os seres humanos.

A ideia de natalidade ou nascimento é muito importante no pensamento de Hannah Arendt. Cada bebê traz a certeza de um mundo novo, uma nova maneira de agir. Cada nascimento é uma nova possibilidade para o mundo.

A condição humana não deve ser confundida com a natureza humana. São categorias totalmente diferentes. A condição humana se refere ao condicionamento dos homens para a manutenção de sua existência, em face de si mesma, do mundo e dos outros. Já a natureza humana seria a essência do homem, impossível de ser alcançada pelo próprio homem.

Para Hannah Arendt, o homem moderno experimenta o problema de ter a dimensão do labor como a mais importante. A relação com os outros e com o mundo acaba substituída pela imediata satisfação das necessidades básicas. A vida, quando privilegia o labor, os prazeres biológicos, comer, dormir, beber, ter relações sexuais, ou seja, apenas com o objetivo de sobrevivência, torna-se tão básica quanto essas necessidades.

Quando tratamos o mundo como uma forma de alcançar nossos objetivos imediatos, o que chamamos de trabalho deixa de ser transformação para ser labor; torna-se repetição sem fim, na desgastante rotina dos trabalhadores: alienação.

O agir também se reduz ao labor, na medida em que nossa relação com os outros não é nem de gratuidade nem de busca política, como o desenvolvimento humano coletivo. Os outros são meros objetos, por meio dos quais nossas satisfações são realizadas, e a política deve ser orientada para o labor, para o básico, e nada mais.

Responder as questões abaixo:


1 - O problema enfrentado pelo homem moderno, consiste em:

A - relacionar o trabalho com a natureza humana;

B - experimentar a introdução em novos mundos;

C - atribuir um valor maior ao labor;

D - confundir condição humana com natureza humana.


2 - ... se refere ao condicionamento dos homens para a manutenção de sua existência, em face de si mesma, do mundo e dos outros.

A - Natureza humana

B - Banalidade do mal

C - Condição humana

D - Atividade biológica


3 - ..a essência do homem, impossível de ser alcançada pelo próprio homem..

A - Natureza humana

B - Banalidade do mal

C - Condição humana

D - Atividade biológica


4 -As atividades fundamentais da vida ativa que possibilitam a condição de homens e mulheres, segundo Hannah Arendt, são:

A - vida ativa, natureza e objetivo;

B - labor, trabalho e ação;

C - labor, existência e felicidade;

D - trabalho, pluralidade de atos e ação.


5 - Conforme o texto, podemos definir trabalho e labor, respectivamente, como:

A - experiência política e satisfação das necessidades básicas;

B - memória e linguagem;

C - natalidade e nascimento;

D - transformação e repetição.



Soluções para a tarefa

Respondido por Lemao007
3

Resposta:

Resposta :

1) ( B ) Experimentar a introdução em novos mundos

2) ( D ) Atividade biológica

3) ( A ) Natureza Humana

4) ( D ) Trabalho, Pluralidade de atos e ação

5) ( A ) Experiência política e satisfação das necessidades básicas

Explicação:

Perguntas interessantes