Trabalho de história
assunto: o cangaço
michaelmartaeflavia:
Além da própria população que temia os cangaceiros, a própria polícia estadual contava com o auxílio da polícia militar para tentar impedir a atuação dos cangaceiros. Porém, uma parte da população realmente achava que a atuação desses povos era impressionante, e assim, os bandidos extremamente audaciosos muitas vezes foram considerados heróis entre os nordestinos comuns, principalmente entre as pequenas vilas e comunidades do sertão.
Os grupos de cangaceiros ainda eram classificados conforme as suas próprias características. Eles eram separados em três diferentes categorias: os cangaços defensivos, políticos e independentes.
Um pouco mais sobre Virgulino
Atualmente, muitas são as histórias que circulam na literatura sobre o cangaço brasileiro, em que os grupos de cangaceiros são sempre referenciados com uma imagem heroica. Além das obras literárias, a representação é também comum no cinema, teatro e na própria música nordestina.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
O Cangaço foi um fenômeno do banditismo brasileiro ocorrido no nordeste do país em que os membros do grupo vagavam pelas cidades em busca de justiça e vingança pela falta de emprego, alimento e cidadania, causando o desordenamento da rotina dos camponeses.[1][2] Um dos principais líderes do cangaço foi Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião.[3] O termo cangaço vem da palavra canga (peça de madeira usada para prender junta de bois a carro ou arado; jugo).
Explicação:
breve resumo sobre o cangaço.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás