História, perguntado por gUSTAVOpICKLER, 1 ano atrás

TRABALHO DE HISTORIA
1- origem do sistema colonial
2- quando e porque ouve o choque entre o mercantilismo e o capitalismo
3- Principais criticas ao trabalho escravo
4-Sintetise as razoes apontadas por freitas barbosa para a fragmentaçao da america Latina

Soluções para a tarefa

Respondido por sheilashoutlookcom
2
O sistema colonial é um conjunto de relações entre as metrópoles e as colônias. O principal objetivo desse sistema era o enriquecimento da burguesia através do Estado, de acordo com a doutrina do monopólio e do protecionismo.

Os mercadores europeus faziam intervenções no comércio e na produção destinados à exportação, porém as colônias eram instrumentos geradores de riquezas. Essa exploração colonial era a principal característica do sistema, que também é um importante elemento na economia das metrópoles europeias. E acabou se tornando um componente essencial do Antigo Regime.

O modo de produção era determinado pelo sistema colonial e o principal objetivo era o lucro, isso favoreceu a volta do escravismo que era uma forma de trabalho lucrativa para as colônias. Além do mais, o comércio de escravos também tornou-se uma prática constante para o avanço do liberalismo que chegaria em seguida.

Na América, o sistema colonial chegou ao auge nos séculos XVI e XVIII. A formação está relacionada às Grandes Navegações, obedecendo aos princípios mercantilistas. Assim, o Estado Moderno via que as práticas mercantilistas com acúmulo de capitais fazia com que as colônias atendessem aos objetivos da metrópole. O objetivo principal da burguesia ia se consolidando ao longo dos anos mas tudo isso custou cenários alarmantes de escravidão.


gUSTAVOpICKLER: Muito obrigado , sabe me dizer o ano de origem do sistema colonial ?
Perguntas interessantes