[...] torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios “africanos” – sobretudo os falantes de línguas “banto” – trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico; estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à religião. Embora a maioria dos antropólogos tenha insistido, durante o século XIX e boa parte do XX, que a unidade da África Central e Austral era apenas linguística (fato, aliás, que as diferenças institucionais e os conflitos étnicos entre os povos bantos em seu continente de origem pareciam confirmar), há razões para pensar que representantes dos povos dessa região, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram muito em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.
SLENES, R. Malungu, ngoma vem!: a África coberta e descoberta no Brasil.
Com base no texto, pode-se afirmar que
A
o encontro de culturas distintas no território da América portuguesa produziu uma nova identidade cultural.
B
a presença de culturas distintas na América portuguesa dificultou a formação de uma identidade local.
C
a presença de povos oriundos da África na América portuguesa impediu o processo de miscigenação cultural.
D
o encontro de povos oriundos da África na América portuguesa ocorreu de maneira uniforme e conservou as estruturas e as tensões tradicionais do continente de origem.
Cocococococococo:
tambem preciso
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Resposta:
Letra A
Explicação:
Formação da cultura afro-indígena.
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