ENEM, perguntado por PrecisoDeAjuda5321, 1 ano atrás

Torcedores passam mal e Vigilância Sanitária apreende alimentos no MaracanãFim do jogo, Brasil campeão da Copa das Confederações, festa de grande parte do Maracanã. Em umaambulância, um paramédico atende uma paciente. Ao informar que o caso não era grave, ele revelou apreocupação com a ingestão de alimentos de qualidade duvidosa no estádio. Vários torcedores procuraramo centro médico e as ambulâncias, apresentando mal-estar, vômito e diarreia, ao mesmo tempo em quea Vigilância Sanitária realizava a apreensão de 59 quilos de alimentos. Entre os alimentos apreendidos,alguns apresentavam prazo de validade vencido, outros não apresentavam identificação e ainda havia algunsalimentos que não estavam armazenados em temperatura ideal.A Vigilância notificou imediatamente as empresas responsáveis pelos produtos, que haviam recebidoconcessão da Fifa para a venda no estádio. De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, lanchesprontos, tais como hambúrger e cachorro-quente, estavam fora da validade; três quilos de salsicha estavamsem identificação; sanduíches com pasta de frango, que seriam distribuídos aos stewards (seguranças),estavam guardados fora da temperatura ideal; o queijo ralado também não tinha procedência, emboraembalado. Os relatos dos pacientes apontavam para o cachorro-quente como causador da intoxicaçãoConsiderando a notícia acima, avalie as asserções a seguir.I. Vômito e diarreia são sintomas comuns de intoxicação ou toxinfecção alimentar causadas por bactériascomo Staphylococus aureus, Clostridium perfringens e Escherichia coli, que podem se desenvolver eproduzir toxinas em alimentos estocados por longos períodos de tempo ou em temperatura indevida.II. A rapidez do surgimento dos sintomas nos consumidores que estavam no estádio sugere a contaminaçãodos alimentos por Staphylococus aureus, que pode ter ocorrido a partir do contato com as mãos dosmanipuladores dos alimentos, provavelmente no momento do preparo.III. Medidas básicas de higiene, como, por exemplo, lavar as mãos antes do preparo de alimentos e apósusar o banheiro, são suficientes para prevenir a contaminação dos alimentos por microrganismos comoEscherichia coli e Salmonella spp. e, por isso, são medidas de prevenção aos surtos de intoxicação outoxinfecção alimentar.IV. As análises microbiológicas e bromatológicas são ferramentas complementares das boas práticas defabricação, contribuindo para a garantia da qualidade dos alimentos e para a prevenção de eventosadversos à saúde pública, bem como para a detecção do agente causal dos surtos de toxinfecçãoalimentar.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e III.C I, II e IV.D I, III e IV.E II, III, e IV

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
10

As afirmativas corretas são I, II e IV. Letra C.

É preciso destacar que tanto o vômito quanto a diarreia são sintomas comuns de intoxicação ou toxinfecção alimentar que podem ser provocadas por algumas espécies de bactérias (Staphylococus aureus, Clostridium perfringens e Escherichia coli).  

Tais bactérias produzem toxinas em alimentos que podem estar estocados por longos períodos de tempo ou em uma temperatura indevida.

Para a detecção do agente causal dos surtos de toxinfecção alimentar são utilizadas as análises microbiológicas e bromatológicas.

Bons estudos!

Respondido por raymissonsilva20
1

Resposta:

I II E IV

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas interessantes