Tomemos, pois, um exemplo, tirado de uma manufatura muito pequena, mas na qual a divisão do trabalho muitas vezes tem sido notada: a fabricação de alfinetes. Um operário não treinado para essa atividade nem familiarizado com a utilização das máquinas ali empregadas, dificilmente poderia talvez fabricar um único alfinete em um dia, empenhando o máximo de trabalho; de qualquer forma, certamente não conseguirá fabricar vinte. Entretanto, da forma como essa atividade é hoje executada, não somente o trabalho todo constitui uma indústria específica, mas ele está dividido em uma série de setores, dos quais, por sua vez, a maior parte também constitui provavelmente um ofício especial. Um operário desenrola o arame, um outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer uma cabeça de alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; montar a cabeça já é uma atividade diferente, e alvejar os alfinetes é outra; a própria embalagem dos alfinetes também constitui uma atividade independente. Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente 18 operações distintas.
SMITH, A. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1996, p.65-66 (adaptado).
O excerto apresenta o cenário do capitalismo industrial no qual o modo de produção passou por importantes transformações comparado ao contexto do capitalismo mercantil. Nesse sentido, a dinâmica desse novo panorama é acompanhada por fatores diversos.
Sobre esses elementos que fazem parte do capitalismo industrial avalie-os a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falsos:
I. Divisão social do trabalho.
II. Introdução da economia de mercado.
III. Estagnação do desenvolvimento científico e tecnológico.
As afirmações I, II, III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V.
Alternativa 2:
F, F, V.
Alternativa 3:
V, V, F.
Alternativa 4:
F, V, F.
Alternativa 5:
F, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
I é verdadeira, de modo que cabe às diferentes classes realizar diferentes tipos de trabalho, estando os trabalhos manuais geralmente reservados para os mais pobres e os intelectuais para os mais socialmente privilegiados.
II é verdadeira. Para além do seu valor de uso, as coisas adquirem, no capitalismo, um valor de mercado, algo que colabora para a criação de um mercado de consumo e sofisticação dos meios de produção.
III é falsa. Há, ao contrário, incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico.
É correta a alternativa 3.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás