“Tomando os movimentos de resistência juvenil como produção de subjetividades, como verdadeiras revoluções moleculares, alguns jovens apontam caminhos para driblar as condições sociais em que se encontram. Movimentos juvenis que surgiram ao redor do mundo – anarco-punks, hippies, funks, movimento hip hop – buscam espaços de identificação questionando um estilo plástico, de massiva reprodução e “modelização” da própria subjetividade na contemporaneidade (Arce, 1999). São dos encontros da “galera” e das irrupções das expressões culturais juvenis que é preciso pensar alternativas de resistência, modos de se criar e se (re)inventar, quais sejam, romper com o que já existe, afirmar outras lógicas, produzir novas realidades. Estas reflexões constituem o fio condutor que alimenta ideias, noções e problematizações acerca da produção dos modos de subjetivação em jovens populares urbanos os quais, diante de contextos marcados pela violência, desigualdades e vulnerabilidades, criam ou inventam outras formas de viver, resistindo às invisibilidades do cotidiano”.
Fonte: TAKEITI, BA. Juventude(s), modos de subjetivação e violência: um diálogo com aportes de Michel Foucault. In: SPINK, MJP., FIGUEIREDO, P., and BRASILINO, J., orgs. Psicologia social e pessoalidade [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais; ABRAPSO, 2011, pp. 59-75. ISBN: 978-85-7982-057-1. Available from SciELO Books .
Sobre o processo de subjetivação para Foucault, considere as assertivas abaixo:
I. Os modos de subjetivação dizem respeito aos modos pelos quais uma pessoa se torna sujeito em nossa cultura.
II. O primeiro modo consiste nas formas de investigação pertinente ao estatuto de ciência, sobre como os cientistas se constituem como sujeitos.
III. O segundo modo remete à divisão do sujeito no interior de si próprio e do outro para classificá-lo e fazer dele um objeto.
IV. O terceiro modo refere-se às formas pelas quais um ser humano se constitui como sujeito de si e da consciência de si.
É correto o que se afirma em:
a.
Apenas em I, II e IV.
b.
Apenas em I, II e III.
c.
I, II, III e IV.
d.
Apenas em I, III e IV.
e.
Apenas em III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta: d. Apenas em I, III e IV.
Explicação: Modos de subjetivação dizem respeito aos modos pelos quais uma pessoa se torna sujeito. Na década de 1980 o filósofo Michel Foucault (2010) apontou três modos pelos quais os seres humanos se tornam sujeitos em nossa cultura.O primeiro se refere aos modos de investigação, ou seja, o modo como os seres humanos se tornaram objeto das ciências, da história natural, da economia, etc.O segundo quando os seres humanos se tornam objetos de práticas divisórias, que os separam uns em relação aos outros, por exemplo, nas instituições, quando se separa o louco e o são, o doente e o sadio, o criminoso e o cidadão de bem , etc. O terceiro quando os seres humanos são levados a se reconhecerem como sujeitos, “sujeitos de sexualidade”, por exemplo.
A alternativa D está correta.
Os movimentos sociais se referem à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político,
A importância dos movimentos se dão através do cumprimento da cidadania pelos indivíduos, que, dentro de uma determinada sociedade buscam a melhoria através de um contexto específico, geralmente buscado por grupos de menor expressão ou que estão em processo de repressão pelos atores sociais dominantes.
Dentre os movimentos sociais que conhecemos, podemos listar 5:
A reforma da previdência social;
A resistência negra;
O movimento Lgbt;
O feminismo.