Todos os anos, na comemoração do aniversário do Centro Preparatório de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAer), no dia 22 de março, os ex-alunos desfilam no pátio Casimiro Montenegro, relembrando alguns momentos que aqui viveram quando eram alunos. Os ex-alunos desfilam no chamado Batalhão da Saudade. Em 2011, o ex-aluno Arnaldo levou sua filha Patrícia para prestigiar o evento. Enquanto dirigiam-se para o CPORAer, Patrícia perguntou ao seu pai há quantos anos ele havia se formado oficial no CPORAer. Eis que o pai responde: “O tempo que passou é a soma de dois números naturais. Esses números formam uma fração irredutível que é equivalente à expressão
Soluções para a tarefa
Resposta:
42 anos atrás; 1977
Explicação passo-a-passo:
A expressão irredutível é a seguinte:
Note que temos duas dízimas periódicas. Então, para resolver a questão, devemos primeiramente calcular suas respectivas frações geratriz.
Para isso, vamos multiplicar cada valor por uma base 10 até ter períodos iguais. Assim, subtraímos uma parcela da outra e eliminamos a dízima periódica.
Para o numerador, temos:
Para o denominador, temos:
Agora podemos escrever a expressão da seguinte maneira:
Com isso, podemos concluir que os números naturais são 31 e 11. Nesse caso, a soma é 42. Portanto, se passaram 42 anos desde que seu pai havia se formado. Uma vez que estamos em 2019, esse ano foi 1977.
Resposta:
A única coisa errada é que na situação problema fala que foi no ano de 2011, então 2011-42=1977
Explicação passo-a-passo: