Todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante Javé. Ungiram Davi rei sobre Israel” (2Sm 5.3). A unção aparece aqui como ação sacra no âmbito de um contrato bilateral, de tal modo que somente o ato da unção transforma Davi em rei, enquanto o ungido se compromete com um contrato (“aliança”) com os anciãos como representantes do povo. O próprio Javé, diante do qual se realizam a unção e a celebração da aliança, é testemunha e garantidor. Essa realeza, portanto, se alicerça tanto sobre consentimento “democrático” como também como ordenação sacra.
GUNNEWEG, Antonius H. J. Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Uma história da religião de Israel na perspectiva bíblico-teológica. São Paulo: Teológica, Edições Loyola, 2005, p. 157.
Considerando o que está indicado no excerto acima, defina que aspecto ou aspectos da berit, seja no sentido secular ou teológico, está sendo apontado na unção de Davi pelos anciãos. Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Os aspectos do berit indicados que estão sendo apontados através da unção de Davi, é sua transformação em rei, afirmando sua aliança e comprometimento.
Davi passa a ter um papel de grande importância com o povo, comandando de forma a organizar e administrar os territórios. Além disso Davi tem como papel o de profeta, auxiliando na formação de um Estado Hebraico, que é seguido de acordo com a Bíblia.
O Rei Davi comandou durante quarenta anos onde atuou unificando todas as tribos de Israel, derrotou exércitos opositores e transformou Jerusalém na capital de seu reino, unificado por uma coroa.
Perguntas interessantes
Direito,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás