Todos nós sabemos que a história do Antigo Egito é repleta inusitados faraós. Uma das mais fascinantes civilizações do mundo, que durou mais de 3 mil anos, teve aproximadamente 170 faraós. O papel desses faraós era tanto político quanto religioso. Eles eram tão importantes que, após suas mortes, os faraós se tornaram deuses na vida após a morte. Como os egípcios conservavam os corpos de seus líderes? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mumificação
Explicação:
Os egípcios utilizavam uma técnica de conservação de cadáveres bastante eficaz que se chama mumificação que consiste: Primeiramente, todas as vísceras do cadáver eram retiradas. Um corte era feito na altura do abdômen, de onde era retirado o coração, o fígado, o intestino, os rins, o estômago, a bexiga, o baço, etc. O coração era colocado em um recipiente à parte. O cérebro também era retirado. Aplicavam uma espécie de ácido (via nasal) que o derretia, facilitando sua extração.
Em seguida, deixavam o corpo repousando em um vasilhame com água e sal (para desidratá-lo e matar as bactérias) durante setenta dias. Desidratado, o corpo era preenchido com serragem, ervas aromáticas (para evitar sua deterioração) e alguns textos sagrados. Depois de todas essas etapas, o corpo estava pronto para ser enfaixado. Ataduras de linho branco eram passadas ao redor do corpo, seguidas de uma cola especial. Após esse processo, o corpo era colocado em um sarcófago (espécie de caixão) e abrigado dentro de pirâmides (faraó) ou sepultado em mastabas, uma espécie de túmulo (nobres e sacerdotes).