Todos aqueles que pretendem atuar dentro na área da educação de alguma forma, precisam compreender os aspectos legais ligados a formação de professores, a teoria e a prática. É necessário também dominar os conceitos que permeiam os documentos que regem a educação, as Diretrizes Curriculares, dentre outros documentos de grande relevância. Nesse sentido, essas diretrizes orientam os professores em diferentes aspectos no cotidiano escolar e uma delas é que o aprendizado não deve priorizar apenas o conhecimento científico. Portanto, de acordo com as Diretrizes Curriculares, considere a alternativa correta sobre como deve ser a formação dos professores para atender a esses requisitos.
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas.
1: As Diretrizes Curriculares devem ser desconsideradas no momento do professor ministrar as disciplinas, para ficar a cargo da Igreja e da família a decisão sobre o que é diversidade.
Alternativa 2: A formação do professor não precisa abranger um ensino multicultural e pluricultural, pois o aluno deve aprender as questões de diversidade cultural de acordo com os valores familiares.
Alternativa 3: A diversidade cultural é um tema importante na formação dos professores, por isso, para abordar esse tema as Diretrizes Curriculares exigem que os professores façam mestrado e doutorado.
Alternativa 4: Para atender aos requisitos da diversidade e do enriquecimento cultural exigidos nas Diretrizes Curriculares, a formação do professor precisa contemplar uma perspectiva multicultural e pluricultural.
Alternativa 5: As Diretrizes Curriculares proíbem professores formados entre 1964 a 1985 a abordarem temas sobre diversidade, visto que os profissionais desse período concluíram a graduação no momento da ditadura militar.
Agora podemos.
A alternativa 4 está correta.
Dentro desse contexto, o processo de avaliação democrático, deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, o incluindo e não o diferenciando dos demais.
Deste modo, é importante que o método de avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
"Com relação à aprendizagem do aluno, o artigo 2º deixa claro que a aprendizagem do aluno deve priorizar questões que abrangem não só o conhecimento científico, mas também, o tratamento da diversidade e do enriquecimento cultural. Nesse sentido, os professores devem ser formados para uma perspectiva multicultural e pluricultural, pois a escola precisa ser um lugar de acolhimento das diversidades e também das várias manifestações culturais que fazem parte da própria formação do aluno."
Página 56 do Livro.