Todo texto narrativo se constrói a partir da presença de alguns elementos básicos: narrador, personagens, cenário, tempo e enredo. Quem conta a história em A cápsula?
a) Há apenas uma personagem no conto. Como ela é caracterizada?
b) Não há informações explícitas sobre o cenário e o tempo nesse conto. Formule uma hipótese que explique essa ausência, considerando a maneira como a narrativa foi desenvolvida.
Soluções para a tarefa
Acredito que seja sobre o conto "A Cápsula", de Heloísa Seixas. Se sim, podemos responder o seguinte:
a) A única personagem do conto é descrita como uma menina de 15 anos que ama ler livros, mas não jornais. Ela folheia o jornal sonolenta, já que ainda não havia se acostumado com o ritual matutino de ler as notícias toda manhã, incentivada por seu pai.
b) Contos são histórias curtas que costumam girar em torno de apenas uma situação ou acontecimento. Nem sempre o espaço e o tempo são relevantes para a narrativa em um conto, dependendo de seu tema. Em "A cápsula", a narrativa se desenvolve a partir da reação da menina ao ler uma notícia específica, cuja única relação com o tempo relevante para a história é de que a cápsula retornará ao planeta Terra 5 mil anos depois de ser lançada. Assim como o tempo em que o conto ocorre, o espaço também não tem relevância, sendo assim deixado de lado na narrativa.
Quem conta a história em
A Cápsula de Heloísa Seixas ?
A história A Cápsula é contada
através de um
“ ”narrador observador “
ele escreve em 3ª pessoa e não participa da narrativa.
Ele fala o que acontece com distanciamento e a objetividade e não conhece a essência dos personagens e das ações que ela fez .
➖a) Há apenas uma personagem no conto. Como ela é caracterizada?
Ela é caracterizada como uma menina que ama ler livros porém não gosta de ler jornais .
➖b) NÃO há “informações “ sobre o Cenário e tempo nesse conto
Temos apenas na linha do texto, algumas informações implícitas do Cenário e tempo
➖Cenário —.> deduzimos que ela está em uma sala ,sentada em uma cadeira lendo um jornal de papel grosso que sujava os dedos .
“A menina ajeitou-se na cadeira, debruçando-se um pouco mais sobre o jornal estendido na mesa e apertando com força as bordas do papel áspero que lhe tingia as pontas dos dedos. “
➖tempo —> ( seria de manhã )
a única referência ao tempo no conto está nesta frase :
“Mas a menina ainda não se acostumara ao ritual “ das manhãs.”
➖C-) explicação dessa ausência, de Cenário e tempono modo que a narrativa foi feita nos permite ler essa história em qualquer tempo que vivermos, em qualquer data , seja no passado ou no futuro .
Leia mais em Brainly.com.br - brainly.com.br/tarefa/20464395