todo plano ou programa de benefícios, seja ele tradicional ou flexível, deve ser pensado com o objetivo de atender a um leque diferenciado de necessidades dos colaboradores, para isso é necessária uma composição integrada, tanto vertical como horizontal, de serviços e benefícios. a integração horizontal refere-se à sincronização de todos os serviços e benefícios sociais oferecidos a um determinado nível hierárquico de funcionários no sentido de manter coerência entre eles, enquanto a integração vertical se refere à modelagem de cada plano oferecido aos diferentes níveis de funcionários. chiavenato, i. remuneração, benefícios e relações de trabalho: como reter talentos na organização. 6. ed. são paulo: manole, 2009. com relação aos programas de benefícios, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. i. as empresas que buscam motivar seus colaboradores estão utilizando os programas de benefícios flexíveis, que conferem autonomia aos colaboradores e reconhecem as diferenças entre eles. para isso a empresa estabelece um cardápio de benefícios com várias opções e o funcionário escolhe de acordo com suas necessidades e vontades. porque ii. os antigos planos tradicionais de benefícios oferecidos pelas empresas desconsideram a diversidade de necessidades individuais dos funcionários. privilegiando e promovendo a padronização, e gerando, muitas vezes, desperdício de recursos com benefícios formulados pela organização ou mal utilizados pelos funcionários. a respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é: Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Os benefícios, juntamente com o salário, são incentivos oferecidos por uma organização aos seus colaboradores, com intuito de motivar e estimular cada vez mais os talentos e fazer com que o funcionário se sinta parte importante na empresa.
Os benefícios tradicionais oferecidos antigamente pelas empresas eram uma parcela significativa dos custos das organizações, mas nem sempre atendiam as necessidades individuais, o que abriu um espaço para o surgimento de uma nova concepção, os benefícios flexíveis, que permitem ao colaborador escolher entre os benefícios ofertados, aqueles que mais atendem suas necessidades específicas, evitando também gastos desnecessários à organização.