Todo Mundo e Ninguém
Carlos Drummond de Andrade
Ninguém Tu estás a fim de quê?
Todo Mundo A fim de coisas buscar
que não consigo topar.
Mas não desisto, porque
o cara tem de teimar.
Ninguém Me diz teu nome primeiro.
Todo Mundo Eu me chamo Todo Mundo
e passo o dia e o ano inteiro
correndo atrás de dinheiro,
seja limpo ou seja imundo.
Belzebu Vale a pena dar ciência
e anotar isto bem,
por ser fato verdadeiro:
Que Ninguém tem consciência,
e Todo Mundo, dinheiro.
Ninguém E que mais procuras, hem?
Todo Mundo Procuro poder e glória.
Ninguém Eu cá não vou nessa história.
Só quero virtude... Amém.
Belzebu Mas o papai não se ilude
e traça: Livro Segundo.
Busca o poder Todo Mundo
e Ninguém busca virtude.
Ninguém Que desejas mais, sabido?
Todo Mundo Minha ação elogiada
em todo e qualquer sentido.
Ninguém Prefiro ser repreendido
quando der uma mancada.
Belzebu Aqui deixo por escrito
o que querem, lado a lado:
Todo Mundo ser louvado
e Ninguém levar um pito.
Ninguém E que mais, amigo meu?
Todo Mundo Mais a vida. A vida, olé!
Ninguém A vida? Não sei o que é.
A morte, conheço eu.
Belzebu Esta agora é muito forte
e guardo para ser lida:
Todo Mundo busca a vida
e Ninguém conhece a morte.
Todo Mundo Também quero o Paraíso,
mas sem ter que me chatear.
Ninguém E eu, suando pra pagar
minhas faltas de juízo!
Belzebu Para que sirva de aviso,
mais uma transa se escreve:
Todo Mundo quer Paraíso
e Ninguém paga o que deve.
Todo Mundo Eu sou vidrado em tapear,
e mentir nasceu comigo.
Ninguém A verdade eu sempre digo
sem nunca chantagear.
Belzebu Boto anúncio na cidade,
Todo Mundo é mentiroso
e Ninguém fala verdade.
Ninguém Que mais, bicho?
Todo Mundo Bajular.
Ninguém Eu cá não jogo confete.
Belzebu Três mais quatro igual a sete.
O programa sai do ar.
Lero lero lero lero,
curro paco paco paco.
Todo Mundo é puxa-saco
e Ninguém quer ser sincero!
Carlos Drummond de Andrade. Discurso de primavera. In: Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988. p. 844.
Neste poema, Drummond faz uma paródia de um texto muito conhecido de Gil Vicente, autor português do século XVI.
Gil Vicente – 1465(?)-1536(?) – é considerado o criador do teatro em língua portuguesa. Entre suas obras mais conhecidas estão as peças Quem tem farelos?, Farsa de Inês Pereira, O velho da horta (farsas), Auto da barca do inferno e Auto da Lusitânia. Nesta última encontramos o diálogo “Todo o Mundo e Ninguém".
Que semelhanças há entre este texto de Drummond e o poema “Caso do vestido”, do mesmo autor?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 — Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.[1] Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.[2]
Explicação:
Sua família fazia questão que ele conquistasse formação acadêmica, motivo pelo qual ingressou no curso de Farmácia da Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte, concluindo-o em 1925.
No mesmo ano casou-se com Dolores Dutra de Morais e fundou com outros escritores “A Revista”, veículo com publicações que consolidaram o Modernismo mineiro.
Durante os anos seguintes, Drummond lecionou em Itabira e depois se mudou para Belo Horizonte, trabalhando como redator no Diário de Minas.
Em 1928, fez a publicação que impactou sua carreira: a poesia “No Meio do Caminho”, na Revista de Antropofagia de São Paulo.
A obra foi criticada pela imprensa, por conta da construção repetitiva e inusitada de suas estrofes. O trecho "No meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho" ganhou repercussão e a poesia foi apontada até como forma de provocação na época.
Ainda em 1928, Drummond ingressa no serviço público como auxiliar de gabinete da Secretaria do Interior. Em 1930 publica o volume "Alguma Poesia", contendo 49 poemas. Em 1934 transferiu-se para o Rio de Janeiro e foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945.
Em 1942 publicou seu primeiro livro de prosa, "Confissões de Minas". Entre os anos de 1945 e 1962 foi funcionário do Serviço Histórico e Artístico Nacional.
Em 1946 foi premiado pela Sociedade Felipe de Oliveira, pelo conjunto de sua obra. Durante os anos 60 e 70 escreveu para jornais do Rio de Janeiro e dedicou-se à produção de crônicas e poesias.
Em 1967, em comemoração aos 40 anos do poema "No Meio do Caminho", Drummond reúne grande parte do material publicado sobre si no volume "Uma Pedra no Meio do Caminho – Biografia de Um Poema".
O estilo poético de Carlos Drummond de Andrade ficou caracterizado por observações do cotidiano misturadas a traços de ironia, pessimismo e humor. Várias de suas obras foram traduzidas para diversos idiomas, sendo também tradutor de autores como Balzac, Federico Garcia Lorca e Molière.
O poeta faleceu em 17 de agosto de 1987 no Rio de Janeiro, dias após a morte de sua única filha, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.
Resposta:
Ambos são textos dramáticos. “O caso do vestido” é um poema, mas não possui um eu-lírico que expressa seus sentimentos. Tampouco possui um narrador, pois é constituído apenas de diálogos entre personagens (a mãe conta o caso, não ao leitor, mas às filhas), como no teatro. Já “Todo Mundo e Ninguém” é uma recriação moderna de um trecho de uma peça teatral antiga. Por isso é também constituído apenas de diálogo entre personagens, não possuindo um foco narrativo. Também é escrito em versos.
Explicação:
plurall