Português, perguntado por Guilherme1703, 1 ano atrás

Todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém
Esta é uma história de quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria.

QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fêz.

ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO.

TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.

Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.


1-As palavras TODO, ALGUÉM e NINGUÉM e a expressão QUALQUER UM normalmente pertencem a uma classe gramatical. (Pronomes indefinidos).

2- No texto, contudo, elas apresentam outro papel gramatical. Qual é ele? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por Karine6661
21
na primeira a resposta é pronome indefinido
e na segunda é substantivo pois os pronomes são aplicados como nomes
Respondido por DecaMaga
0

Pronomes indefinidos são palavras que imprimem um sentido vago ou expressam uma quantidade imprecisa à oração. As palavras “todo”, “alguém” e “ninguém”, geralmente, pertencem a esta classe gramatical (pronomes indefinidos), assim como a expressão “qualquer um”. Há casos, como no texto desta questão, em que esses pronomes assumem o lugar de um ser ou grupo de seres, sem identidade nem quantidade definidas. Ou seja, eles assumem o papel gramatical de substantivos.

Pronomes indefinidos podem assumir o papel de substantivos

O substantivo recebe este nome porque ele dá significado a substâncias, sejam elas concretas ou abstratas. Trata-se da classe gramatical que dá nomes a seres (Juliana, Marcos, menino, coelho), objetos (cadeira, computador, geladeira), empresas (Petrobras, Google, Nokia), países (Brasil, Estados Unidos, Itália), sentimentos (alegria, surpresa, amor) etc.

Quando pronomes indefinidos podem ser substituídos por nomes, como ocorre no texto da questão, dizemos que eles passam a apresentar o papel gramatical de substantivos e são classificados como pronomes indefinidos substantivos.

Podemos fazer, mentalmente, este exercício de substituições dos pronomes indefinidos que aparecem no texto por substantivos ou pronomes sujeito (aqui, vamos colocar entre parênteses, para facilitar a compreensão). Não vamos nos preocupar em manter o sentido das orações, mas apenas em mostrar as substituições dos pronomes indefinidos por substantivos ou pronomes sujeito:

“Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO (Juliana) tinha certeza de que ALGUÉM (Marcos) o faria. QUALQUER UM (Marcos) poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM (ele não) o fez. ALGUÉM (Juliana) zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO (Marcos). TODO MUNDO (Marcos) pensou que QUALQUER UM (Juliana) poderia fazê-lo, mas NINGUÉM (Marcos não) imaginou que TODO MUNDO (Juliana) deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO (Marcos) culpou ALGUÉM (Juliana) quando NINGUÉM (Juliana não) fez o que QUALQUER UM (ele) poderia ter feito”.

São pronomes indefinidos, entre outros:

  • Algo
  • Alguém
  • Fulano
  • Beltrano
  • Sicrano
  • Nada
  • Ninguém
  • Outrem
  • Quem
  • Tudo

Aprenda mais sobre pronomes indefinidos e substantivos em: https://brainly.com.br/tarefa/709512 e https://brainly.com.br/tarefa/47115132

#SPJ2

Perguntas interessantes