História, perguntado por dudafalcao3081, 3 meses atrás

"Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro" (FREYRE, G. Casa-Grande e senzala. Rio de Janeiro: Record, 1992, p. 307. ). Essa citação de Gilberto Freyre pode ser interpretada como: I. A existência de uma democracia racial no Brasil. II. A existência da miscigenação no Brasil. III. A fusão cultural presente na formação do povo brasileiro. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. B. As afirmativas I, II e III estão corretas. C. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. D. Apenas a afirmativa III está correta. E. Apenas a afirmativa I está correta

Soluções para a tarefa

Respondido por britodavim
0

Gilberto Freyre aborda a História do Brasil sob a perspectiva da existência de uma democracia racial, da miscigenação e da fusão cultural no processo de formação do povo. As assertivas I, II e III estão corretas. (Alternativa B)

Perspectivas raciais em Gilberto Freyre

Democracia racial, significa que brancos, negros, indígenas possuíam as mesmas posições dentro da sociedade, bem como, as mesmas oportunidades. De acordo com o trecho do Gilberto Freyre, entende-se que não havia superioridade entre as raças, mas sim uma comunhão.

A miscigenação é a mistura de grupos étnicos, resultando em uma nova formação étnica, que não se pode considerar pura, como se pode notar sob a perspectiva antropológica no Brasil e no trecho descrito de Freyre, quando cita sobre o louro trazer no corpo sombra ou pinta de outras "raças".

Pode-se dizer que fusão cultural, fruto da miscigenação, está presente na citação, sendo percebidos traços de negros e indígenas na alma de louros e vice-versa.

Aprenda mais sobre a miscigenação no Brasil em:  https://brainly.com.br/tarefa/37636076

#SPJ4

Perguntas interessantes