Todo artista é um colecionador. Não um acumulador, há uma diferença: acumuladores colecionam indiscriminadamente, artistas colecionam seletivamente. Eles colecionam apenas coisas que realmente amam. Há uma teoria econômica circulando por aí que diz que se você pegar as rendas de seus cinco amigos mais íntimos e fizer uma média, o resultado será algo bem próximo a sua própria renda. Penso que a mesma coisa é verdadeira para nossas ideias. Você será tão bom quanto as coisas com as quais você se cerca. Minha mãe costumava me dizer: “Lixo que entra, é lixo que sai.” Isso me deixava maluco. Mas agora sei o que ela queria dizer. Seu trabalho é colecionar boas ideias. Quanto mais ideias boas você tiver coletado, mais fontes terá para poder escolher quais irão te influenciar.
“Roube qualquer coisa que ressoe em você, que inspire ou abasteça sua imaginação. Devore filmes antigos, filmes novos, música, livros, pinturas, fotografias, poemas, sonhos, conversas aleatórias, arquitetura, pontes, sinais de rua, árvores, nuvens, bacias hidrográficas, luz e sombras. Para roubar, selecione apenas coisas que falam diretamente à sua alma. Se você assim fizer, seu trabalho (e furto) será autêntico.” – Jim Jarmusch”
Fonte: KLEON, Austin. Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade. Rocco Digital, 2013.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, redija dois textos dissertativo-argumentativos, que contenham no máximo 10 linhas, respondendo ao seguinte questionamento:
A criatividade, ao contrário do que o senso comum diz, não é um dom inato. Ela pode ser desenvolvida por meio de processos estruturados que permitam que, no mundo organizacional, boas ideias possam surgir. Apresente, com base nos seus estudos, uma breve descrição e objetivos de um dos processos criativos. Escolha entre: brainstorming; brainwriting, painel conceitual e semântico.
Soluções para a tarefa
O processo criativo escolhido para a descrição é o brainstorming.
O brainstorming consiste no termo usado para se referir a uma “tempestade de ideias”, ou seja, significa de forma geral que um grupo consiga se unir e discutir ideias visando o desenvolvimento ou aprimoramento de alguns conceitos.
As perguntas realizadas durante um brainstorming servem para a melhoria do direcionamento dos pensamentos, em que as respostas devem ser utilizadas como base de melhor e mais eficiente desenvolvimento do trabalho.
Bons estudos!
Resposta:
A criatividade é o ato de transformar ideias novas e originais em realidade. Ela se caracteriza pela capacidade que uma pessoa tem de ver o mundo de novas maneiras, para identificar padrões que estejam escondidos, estabelecer novas conexões entre fenômenos que aparentemente não se conectam e gerar soluções.
Essa habilidade tem dois processos: pensamento e produção. Ou seja, se você tem ideias, mas não age sobre elas, você é apenas imaginativo e não criativo.
A criatividade é uma competência de valor e aplicabilidade universais, descrita como a capacidade de um indivíduo imaginar, criar, produzir ou inventar conceitos e coisas inéditas. Pode ser entendida também como a ponte entre o pensamento abstrato e o seu correspondente tangível.
Entretanto, o que há de realmente inspirador na criatividade não diz respeito apenas às ideias ou reuniões de brainstorming. Como disse, certa vez, Nolan Bushnell, fundador da Atari, empresa de produtos eletrônicos responsável por popularizar os videogames:
“Todo mundo que já tomou uma ducha teve uma ideia. É a pessoa que sai do chuveiro, se seca e faz algo sobre isso que faz a diferença.”
Explicação: