Toda sociedade ou cultura é etnocêntrica. Certo ou errado? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em certa medida toda a sociedade ou cultura tende a ser etnocêntrica, certo.
Explicação:
Afirmar assim, de forma categoria, que "toda a sociedade ou cultura é etnocêntrica" pode até passar a ideia de que estamos a favor do etnocentrismo, porque o vemos como algo natural.
O etnocentrismo é um conceito muito utilizado pelas ciências sociais, sobretudo pela sociologia, antropologia e história. Refere-se à atitude dos indivíduos que consiste na avaliação do comportamento dos outros indivíduos, sociedades e culturas tendo como única referência a sua própria cultura.
Frequentemente se observa que os etnocentristas tendem a considerar inferiores ou menos evoluídas as culturas de outros povos. Mas como esta atitude é reprovada pela ciência e, até pela sociedade em geral, as sociedades procuram formas mais suaves ou brandas de imporem os seus pontos de vista ou influenciarem o comportamento dos outros grupos sociais tendo com referência os seus próprios valores.
São exemplos destas formas brandas, os programas de ajuda ao desenvolvimento de países mais desenvolvidos aos países menos desenvolvidos que impõem restrições à determinadas práticas culturais como requisito para o desenvolvimento.
Em África, por exemplo, alguns países que possuíam, tradicionalmente, famílias numerosos começaram a adotar programas de restrição da natalidade próprios do ocidente, como resultado destes programas de ajuda ao desenvolvimento.
O que a ciência aconselha, diante das diferenças culturais, é adoção de uma postura relativista, designada de relativismo cultural que, ao contrário do etnocentrismo, abraça os valores de outros povos com o intuito de compreende-las e aceitá-las e não de julga-las ou modifica-las. Daí que, enquanto sociólogo, costumo afirmar que um etnocentrista é sempre um potencial colonizador. O relativismo cultural é chave mestra da tolerância social.
Porquê que tendemos a ser etnocentristas?
Podemos começar por afirmar que o etnocentismo é natural e relativismo cultural é social. Pois vejamos:
- Quando nascemos o primeiro sistema cultural e de valores que conhecemos é o nosso, o do nosso grupo sociocultural. E, em muitos casos, apenas quando chegamos à idade adulta é que passamos a ter contato com outras culturas e povos e, naturalmente, tendemos a julga-las na base do que conhecemos, a nossa cultura.
- O relativismo cultural resulta da tomada de consciência da existência destas diferenças socioculturais e a aceitação da necessidade se promover uma convivência harmoniosa entre todos os seres humanos. Esta tomada de consciência deve ser promovida pelos encarregados de educação e pela sociedade em geral.
Num tempo em que os Estados lutam para aumentar a sua influência no sistema mundo, o etnocentrismo está longe de ser extinto, pois ele vai ganhado outras formas mais sofisticadas de expressão, não obstante as múltiplas campanhas de mobilização global de promoção da tolerância.
https://brainly.com.br/tarefa/29239234