Toda organização é basicamente constituída por pessoas e por consequência dependem de pessoas para dirigi-las e controlá-las e para fazê-las funcionar. Segundo Chiavenato (2016) o gestor de pessoas ou especialista em recursos humanos tem duas alternativas ou perspectivas sobre as pessoas inseridas em uma organização.
Leia as asserções e assinale a alternativa que corresponda as duas alternativas apontadas pelo autor:
I. Pessoas como peças na engrenagem (dotadas de características necessárias ao trabalho e funções específicas e repetitivas).
II. Pessoas como entidades (dotados de habilidades especiais, espiritualizadas e com a intuição aguçada para tomar decisões importantes).
III. Pessoas como pessoas (dotadas de características próprias de personalidade e de individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos individuais).
IV. Pessoas como recursos (dotados de habilidades, capacidades, destrezas, conhecimento e competências necessários para a tarefa organizacional).
a.
I e IV apenas.
b.
III e IV apenas.
c.
I e II apenas.
d.
I e III apenas.
e.
II e III apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta: D. I III
bons estudos;)
Resposta correta é:II e III apenas.
Explicação:
Para Chiavenato (2016, p. 105) o ser humano é um animal social dotado de uma irreprimível tendência à vida em sociedade. Como seres sociais que dependemos uns dos outros e como gestores de pessoas nas organizações é preciso compreender, respeitar e até mesmo admirar as individualidades. Só assim vamos desenvolver a verdadeira “humildade psicológica” e nos abrir para as inúmeras possibilidades que antes não enxergávamos.
I.Se as pessoas querem viver em sociedade com outras pessoas, devem se adequar aos padrões pré-estabelecidos e não questionar.
II.Buscamos estabelecer padrões que tentam qualificar os outros a partir da nossa percepção, mas devemos evitar os pré-conceitos.
III.Cada um de nós é diferente do outro, por isso não devemos forçar os outros a enxergar o mundo com os nossos olhos.
IV. As empresas são constituídas por grupos de pessoas que para conviver harmoniosamente precisam ser muito semelhantes em sua forma de pensar e enxergar o mundo.
a.I, II e IV apenas.
b.II e III apenas.
c.III e IV apenas.
d.I, III e IV apenas.
e.I e II apenas.