Toda empresa, para inicia suas atividades, necessita de recursos, sendo o principal deles, muitas vezes, o financeiro. A primeira fonte de recurso da empresa é proveniente do capital próprio, ou seja, o capital investido pelos seus sócios. Quando um sócio integraliza o seu capital em dinheiro, há a movimentação das contas Capital Social e Caixa. Segundo a teoria personalista das contas, as contas Capital Social e Caixa são classificadas respectivamente, como:
Soluções para a tarefa
Capital Social e Caixa são classificadas respectivamente, como: Proprietários e agentes consignatários.
De acordo com a teoria personalista das contas as contas são classificadas segundo a natureza da relação jurídica que essas pessoas mantêm com o titular do Patrimônio.
Ela possui três tipos de contas (pessoas), sendo elas:
Proprietários - responsáveis pelas contas de patrimônio líquido como receitas e despesas. Exemplos: Capital social, Receita de vendas, Custo da mercadoria vendida (CMV), ICMS sobre vendas, Devoluções de vendas, Receitas financeiras, Reserva legal, entre outras.
Agentes consignatários - são pessoas a quem a entidade confia os bens. Exemplos: Caixa, Banco, Veículos, Móveis, Terrenos, etc.
Agentes correspondentes - são pessoas que representam as contas de direitos ou obrigações.
Espero ter ajudado!