Pedagogia, perguntado por kamilakaroline8, 11 meses atrás

Toda compreensão de um texto, tenha ele a dimensão que tiver, implica, segundo Bakhtin, uma responsividade e, por conseguinte, um juízo de valor. O ouvinte ou o leitor, ao receber e compreender a significação linguística de um texto, adota, ao mesmo tempo, em relação a ele, uma atitude responsiva ativa: concorda ou discorda, total ou parcialmente; completa; adapta; etc. Toda compreensão é carregada de resposta. Isso quer dizer que a compreensão passiva da significação é apenas parte do processo global de compreensão.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2016, p. 8

Ainda com base no texto da questão 30, é possível perceber a presença de, pelo menos, dois diálogos: a do lobo com o leão, e, também,
A - o diálogo do texto com a sociedade que o produz, no qual se questiona, pelo recurso à fábula, as instituições que legitimam certas atitudes de uns, e recriminam às de outros.
o diálogo do texto com a sociedade que classifica as personagens, metaforicamente, em leões, lobos e ovelhas, criando uma espécie de hierarquia social.
B - o diálogo do texto com a sociedade que anula o ponto de vista da ovelha, ou seja, dos mais desfavorecidos, no meio da discussão de outros que para ela são mais poderosos.
C- o diálogo do texto com a sociedade que legitima a expropriação dos mais pobres em prol dos mais ricos.
D- o diálogo do texto com a sociedade que oficializa o roubo como política de governo.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucisouza08
7

Resposta:

Explicação:


kamilakaroline8: Resposta: O diálogo do texto com a sociedade que o produz, no qual se questiona, pelo recurso à fábula, as instituições que legitimam certas atitudes de uns, e recriminam às de outros.
Perguntas interessantes