Tocqueville crê que a religião tradicional é capaz de criar e manter uma sociedade estável, pautada na liberdade. Ele propôs um distanciamento entre política e religião, tornando-as mais fortes. Segundo ele, a religião unida à política se torna mais forte e poderosa sobre parte dos homens, porém acaba se perdendo e, por consequência, perdendo a esperança contida em cada pessoa. Ele utiliza dois exemplos de países, França e Estados Unidos da América (EUA), para explicar sua posição. Por quê?
flavioef:
vc possui as respostas deste questionário?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A França traz um conflito entre Igrejas que enfraquece a sociedade. Já os EUA trazem a separação e o distanciamento entre religião e política, fortalecendo o Estado.
Explicação: Para Tocquevile a religião que se une a política torna-se mais poderosa do que alguns homens, porém ela perde a esperança de poder reinar sobret todos eles. Assim sendo ela vive num paradoxo, ao aproximar ela cria poder e perde influencia e ao distanciar ela tem o poder de influenciar. Foi isso que ele observou no EUA, uma igreja separada da política e distante do Estado, mas com poder de influenciar os poderosos. Portanto, é o distanciamento que a apróxima do Estado.
Perguntas interessantes