"Considerando as diferentes modalidades de Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE) (religioso, escolar, familiar, jurídico, político, sindical, da informação, cultural), Althusser conclui que o aparelho ideológico de Estado escolar se converteu, no capitalismo, em aparelho ideológico dominante. Nessa condição, a escola tornou-se o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção capitalistas".
Soluções para a tarefa
Althusser é um teórico de viés marxista e, portanto, parte de uma visão materialista e dialética, que tem como fundamento uma crítica ao sistema capitalista e uma defesa do socialismo/comunismo como sistemas perfeitos de governo.
Você esqueceu das alternativas.
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, a escola é um dos meios de transmissão da ideologia burguesa capitalista, contribuindo para a manutenção do controle social. Numa critica à educação da classe dominante, a filosofia de Althusser serviu como base e inspiração para qual corrente pedagógica?
A Liberal-renovadora.
Falso. Não é liberal, dado que Althusser era marxista.
B Crítico-reprodutivista.
Althusser defendia uma teoria crítica que serviu de base para um olhar crítico na pedagogia. Essa visão, no entanto, estava ainda influenciada por questões ligadas ao modelo reprodutivista, isso porque a teoria não estava amplamente estabelecida e seus meandros eram incapazes de se adequar à sistematização pedagógica.
C Materialista-histórica.
Falso. Não há uma corrente com este nome.
D Progressista-libertária.
Falso. Althusser é crítico do liberalismo e do libertarianismo.
E Histórico-crítica.
Falso. Essa é uma teoria que se desenvolveu como crítica ao modelo reprodutivista, buscando bases novas para uma educação diferente.