Tiveram um papel fundamental no processo de interiorização do povoamento do Brasil, ocorrido entre os séculos XVI e XVIII. Por meio da catequização de indígenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Até o século XVI, com a extração de pau-brasil e a produção açucareira, o povoamento do Brasil se limitou a uma estreita faixa territorial próximo ao litoral, em função da vegetação e do solo favoráveis a tais práticas respectivamente.
Contudo, em meados do século XVII, teve início a interiorização do povoamento. Isso ocorreu por várias causas e por vários meios, em um contexto de grave crise econômica e política no âmbito colonial. Naquele período a mão-de-obra escrava era utilizada, persistindo até mais dois séculos adiante.
As causas da interiorização do povoamento
1) União Ibérica (1580-1640): a união entre Espanha e Portugal por imposição da Coroa Espanhola colocou em desuso o Tratado de Tordesilhas, permitindo que expedições exploratórias partissem do litoral brasileiro em direção ao que antes era definido como América Espanhola.
2) Tratado de Madri (1750): o fim da União Ibérica foi marcado pela incerteza acerca dos limites entre terras portuguesas e espanholas. Alguns conflitos e acordos sucederam a restauração portuguesa de 1640, até que os países ibéricos admitissem o princípio do “uti possidetis” como critério de divisão territorial no Tratado de Madri. O princípio legitima a posse territorial pelo seu uso, ou seja, pela sua exploração. Com base nesse princípio, Portugal passou a ter salvo-conduto em áreas ocupadas e exploradas desde a União Ibérica por expedições com origem no Brasil. Imagem 1: Mapa dos Tratados de Madri (1750) e Tordesilhas (1494)