Filosofia, perguntado por alefmr, 11 meses atrás

Considerando o pensamento grego, que transformações representou a passagem da cosmogonia para as explicações cosmológicas?

Soluções para a tarefa

Respondido por manuelleitebrp5hohu
49
Antes de Sócrates, a explicação do surgimento de todas as coisas eram atribuídos a existência de divindades. Mas através dos filósofos pré-socráticos, os chamados primeiros filósofos, ao olharem para a physis, a natureza, e buscarem o princípio, a causa inicial que deu origem a tudo (a arché), os pré-socráticos romperam com a visão mitológica do mundo, estabelecida, desde então, por Hesíodo (por volta de 650 a.C.), em sua Teogonia. Desse modo, a filosofia começa debatendo questões da natureza e buscando construir uma visão de mundo diferente da teogonia:uma cosmologia. Depois dos pré-socráticos, as discussões volta-se para o homem, para a natureza humana, e daí surgem todos os demais pensamentos que fazem parte da cosmologia, a ética, a política, a estética, a retórica, a dialética e por ai a fora....

manuelleitebrp5hohu: Então perceba que na teogonia os deuses eram responsáveis por se interferirem nas ações do homem, agora com a cosmologia, estuda-se as ações do próprio homem independente das interferências dos deuses, uma vez que eram descritos de forma muito distantes da realidade humana, e na cosmologia, passa ao entendimento mais racional, visto de forma realista do que é próprio ao nosso mundo natural e do comportamento humano.
alefmr: Muito obrigado mesmo, ajudou demais ❤
Perguntas interessantes