tirinha do Clóvis, de Paulo Stocker
1- oque há nessa imagem para apreciar?
R=
2- é imagem transformada?
R=
3-historia contada?
R=
4-porque criamos linguagens?
R=
5-porque inventamos coisas onde antes não havia?
R=
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Um homem lendo o livro
A partir da análise da tirinha do Clóvis, de Paulo Stocker, podemos afirmar que:
1) Na imagem podemos apreciar o humor e a criatividade do desenhista. Vemos um homem segurando um livro. Ele quer se sentar, mas não há um banco. Assim, ele puxa as linhas do quadrinho e cria com elas um assento.
2) Sim, vemos a transformação ocorrendo quando o personagem altera o cenário.
3) Sim, é uma história contada. Apesar de não haver textos escritos para lermos, há o texto visual. As imagens mostram a ação, o que está acontecendo.
4) Criamos linguagens porque através delas podemos nos expressar, mostrar nossos pensamentos e sentimentos e nos comunicar com os outros.
5) Porque sentimos a necessidade de inventá-las. Quando percebemos que precisamos de algo, procuramos por ele. Se não encontramos, criamos.
Para responder essas perguntas é preciso analisar a imagem, procurando entender a ideia principal, a história que está sendo mostrada. Ao analisar imagens, Panofsky sugere três ações a partir de seu método iconológico:
- Descrever. Nessa fase, você vai prestar atenção a todos os detalhes da imagem, dizer tudo o que existe nela e também como ela faz você se sentir. Ex.: homem (usando chapéu), livro.
- Entender o tema: trata-se de uma pessoa que desejar ler, mas não tem onde se sentar.
- Interpretar. Aqui pensamos no contexto. Esse homem pertence a uma cultura que trabalha com registros escritos (há culturas orais, que contam suas histórias apenas pela fala), já que segura um livro. O autor provavelmente é ocidental, já que a leitura da imagem se dá da esquerda para a direita (na China, é de cima para baixo, e no Japão, da esquerda para a direita).
Para ver mais análise de imagens, acesse: brainly.com.br/tarefa/24057107