tipos de solos e rochas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Solos: Areia, argila, slite
Rochas: rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares
O solo
O solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído primordialmente de fragmentos da rocha de origem, matéria orgânica, água e ar. Ele é o produto do intemperismo das rochas.
A matéria orgânica auxilia não apenas na fixação das plantas, como também na retenção de água e na aragem do solo. O ar, então, preenche os espaços que existem entre as partículas sólidas que não estão preenchidas por água. Isso aumenta a produtividade do solo. Já a água possui diversas substâncias dissolvidas, ajudando, assim, na manutenção da vida ali presente.
Quando a formação do solo está madura, ele é divididoOs grupos de solos
Solos Pedolfer
São solos característicos de regiões chuvosas com temperaturas moderadas. Por isso têm muitos minerais insolúveis, argilo minerais e produtos de alteração do ferro.
Solos Lateríticos
São característicos de regiões quentes e úmidas, com intemperismo intenso. Esses solos são espessos, com vegetação diversificada. Eles possuem minerais solúveis que dão ao solo uma cor vermelha, rico em óxidos de ferro, alumínio e hidróxidos, por exemplo.
Solos Pedocal
São solos característicos de regiões secas, com pouco intemperismo. Com isso há ausência de vegetação e o solo é mais fino. Dessa forma, eles possuem minerais inalterados e fragmentos da rocha mãe.
Os tipos de solo
Os tipos de solo dependem de fatores como por exemplo a rocha que o originou, o clima do local, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo de formação do solo.
Solos Arenosos
São solos que possuem muito ar, deste modo, contém pouca umidade. Eles são, normalmente, muito porosos e permeáveis, fazendo com que tenham poucos sais minerais. Isso dificulta a vida de plantas e microorganismos, pois possuem teor de areia superior a 70%.
Solos Argilosos
São solos que armazenam bastante água, pois são pouco permeáveis. Com isso, eles possuem muitos sais minerais, deixando o solo fértil. Possuem cerca de 30% de argila.
Solos Humíferos
São solos com alto teor de húmus, que ajuda a reter a água e deixar o solo poroso. Isso faz o solo ser mais fértil, dando melhores condições para as plantas se desenvolverem. Eles possuem cerca de 10% de húmus.
Solos Calcários
São solos que possuem alto teor de calcário. Sendo, assim, muito úteis na produção de cal, cimento e de fertilizantes para solos destinados à agricultura e pecuária e também para corrigir a acidez.
Solos de Terra Roxa
São solos muito férteis, porque são resultados da decomposição por muito anos de rochas de arenito-basáltico. Essas rochas tiveram origem do derrame vulcânico ocorrido pela separação da Gondwana. A sua coloração vermelho-arroxeada se deve pela presença de elementos como o ferro.
em camadas: os horizontes.
Os horizontes dos solos
Existem, sobretudo, 4 horizontes, que podem ter subdivisões, são eles:
O: Horizonte com fragmentos orgânicos parcialmente decompostos;
A: Pode ser dividido em: A1 – Horizonte escuro, rico em matéria orgânica (húmus) misturada à matéria de origem mineral e A2 – Horizonte de cor clara com máxima eluviação (transporte de material dissolvido ou suspenso do solo pela água, quando a chuva excede a evaporação). O solo A2 pode ou não estar presente e é pouco estruturado;
B: Horizonte de cor marrom ou marrom-alaranjada. Há acúmulo de argilo-minerais ou de hidróxidos de ferro. Possui estrutura prismática característica;
C: Horizonte com estruturas preservadas da rocha mãe;
R: Rocha mãe.
Os horizontes O e A possuem atividade biológica máxima e/ou remoção de materiais em suspensão ou dissolvidos em água. Enquanto o horizonte B possui acumulo de material por deposição ou precipitação da água de percolação (água que escorre sobre as superfícies sem exercer pressão hidrostática). O horizonte C é derivado do material original por intemperismo incipiente, formado por material não consolidado. Em contrapartida da rocha mãe que é o material principal