Artes, perguntado por jorgebrenosilvow33nv, 11 meses atrás

Tipos de moko e de pinturas indígenas. 3 de cada, curiosidades, teoria(resumo)

Soluções para a tarefa

Respondido por dharduin
4
Moko é o nome que se dá ao estilo de pinturas empregado nas tatuagens da etnia Maori, os originais habitantes indígenas da Nova Zelândia. .

O Moko é uma marca decorativa feita tradicionalmente pelos homens, na região do rosto que também pode se estender para o corpo.
 
O padrão dos desenhos consistem em espirais desenhados minuciosamente, em padrões simétricos, sendo um lado correspondendo ao outro.

Não se trata de uma pintura temporária, mas se assemelha a tatuagem.

Os
 mokos tradicionais eram confeccionados com pedaços de ossos humanos, cascas de tartaruga, ou metal, mergulhados em pigmento e, em seguida, batido com um pequeno bastão.

Para que se obtesse cicatrizes e sulcos que dão origem aos padões, era necessário que o instrumento penetrasse profundamente no tecido muscular.

A quantidade e localização das pinturas Moko refletem a idade, sabedoria e o grau de importância de quem as possui.


No Brasil, os índios Marajoaras utilizam a pintural corporal como forma de expressão social. Para cada evento há um tipo de pintura específica, como rituais de casamento, morte, luta, entre outros. Desta forma, cada ritual
indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura.

As tintas para as pinturas tradicionais são feitas de jenipapo . Ele é retirado verde e seu líquido é extraído, em contato com a pele se transforma em uma tinta preta que se fixa na pele e lá permanece por até duas semanas. 

Os índios da etnia Kaiapó habitam o Mato Grosso, em vilas próximas ao Rio Xingu. Os Kaiapós utilizam a pintural corporal para representar o comportamento e o status social. O padrão destes índios é feito com linhas geométricas e intricadas, onde predominam as cores vermelha e preto.

A pintura corporal Kaiapó é uma atividade executada por todas as mulheres (nires) da tribo, a partir do momento em que nasce seu primeiro filho. É através da pintura na criança que a mãe se qualifica como pintora. 

A pintura é feita com jenipapo e com auxílio de uma vareta de bambú ou estilhete de palmeiraAs nires usam a mão direita como palheta e a mão esquerda deve estar sempre limpa para servir de apoio.
Perguntas interessantes