Biologia, perguntado por DebhoraeGladson, 8 meses atrás

Tinha cara de cachorro, corpo de jacaré, vivia na região onde hoje é o Rio Grande do Sul e, até então, era desconhecido dos cientistas. Uma nova espécie de cinodonte - animal que está no grupo dos ancestrais dos mamíferos - foi identificada a partir de fósseis de 230 milhões de anos atrás. O bicho foi denominado Siriusgnathus niemeyerorum, em referência à estrela Sirius, a mais brilhante da constelação de Cão Maior, e ao bruxo Sirius Black, da série de livros "Harry Potter", que se transformava em cachorro. Esses animais eram caracterizados por grandes dentes, lembrando os caninos de cachorros (“cinodontes” refere-se a "cão" e "odontes", a "dentes"). A equipe de paleontólogos da Universidade Federal de Santa Maria (RS) encontrou crânios e mandíbulas de quatro exemplares do bicho. Considerando as informações contidas no texto e seus conhecimentos sobre evolução, assinale a alternativa

a)Por se tratar de um animal que evoluiu de um réptil, em ambiente mais frio, foi desenvolvendo pelos, devido à necessidade de gerar calor nesse ambiente, até se tornar um mamífero.

b)Com certeza, trata-se de um animal que, durante sua evolução, ao utilizar mais os dentes para predar, desenvolveu-os até ficarem grandes.

c)Se considerarmos que o animal descrito possuía corpo de réptil e porte de cachorro, é razoável imaginar que ele possui um ancestral comum aos répteis e aos mamíferos.

d)Considerando a descrição do animal acima, podemos afirmar que, seguramente, esse animal é ancestral dos cachorros atuais​

Soluções para a tarefa

Respondido por ribeiroyasmin309
13

Resposta:

LETRA C - Se considerarmos que o animal descrito possuía corpo de réptil e porte de cachorro, é razoável imaginar que ele possui um ancestral comum aos répteis e aos mamíferos.

Explicação:

Pela descrição, pode-se inferir que essa nova espécie de cinodonte (Siriusgnathus niemeyerorum) compartilha um ancestral comum exclusivo com os mamíferos e os répteis, uma vez que ela apresenta características similares com esses dois grupos de animais.

espero ter ajudado :)

Respondido por Danas
1

Na questão nós temos a descrição de um animal mitológico que tinha como ancestrais comuns os répteis e que provavelmente foi esse animal que deu origem aos cachorros, ou ao menos a um mamífero ancestral dos cachorros (alternativa C).

O ancestral comum de todos os seres vivos:

Um grupo de seres vivos só é próximo de outro de caso sugam no mesmo rumo evolutivo, logo, os mais próximos dos crocodilos são os lagartos, as aves seguiram outro tipo de processo evolutivo.

Toda a vida evoluiu a partir de ancestrais, provavelmente todos os seres vivos descendem de uma mesma espécie de ser vivo primitivo.

Venha estudar mais sobre a ancestralidade em:

https://brainly.com.br/tarefa/21595779

Anexos:
Perguntas interessantes