Thomas Hobbes concebe o homem em seu estado de natureza, que seria um estado anterior à sociedade civil ou política. No estado natural do homem, segundo esse pensador inglês, é correto afirmar que:
a) a liberdade humana fora do Estado ou da sociedade civil seria limitada por determinados princípios morais, éticos e sociais naturais, possibilitando aos indivíduos a busca da satisfação de suas necessidades e seus interesses pessoais.
b) o estado de natureza seria uma condição de paz e equilíbrio social, pois cada indivíduo agiria sempre de forma livre e igual em relação a seus semelhantes, sempre buscando a satisfação de seus interesses e suas necessidades pessoais.
c) por não haver propriedade privada, o estado de natureza seria uma condição de progresso universal, já que os indivíduos seriam livres e iguais para agirem de acordo com seus interesses e suas necessidades pessoais.
d) a liberdade natural de cada indivíduo seria ilimitada e levaria a uma situação constante de guerra do homem contra todos os homens, devido à busca desenfreada da satisfação dos interesses e das necessidades de cada um.
e) no estado de natureza as relações humanas seriam reguladas pelos sentimentos antagônicos de amor-próprio e de piedade, que, por meio das relações interpessoais, acabariam por atingir um ponto de equilíbrio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: D
A liberdade natura de cada indivíduo seria ilimitada e levaria a uma situação constante de guerra do homem contra todos os homens, devido à busca desenfreada da satisfação dos interesses e das necessidades de cada um.
A liberdade natura de cada indivíduo seria ilimitada e levaria a uma situação constante de guerra do homem contra todos os homens, devido à busca desenfreada da satisfação dos interesses e das necessidades de cada um.
bellll:
O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. [...] A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. [...] Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, c
Perguntas interessantes